Processo Seletivo EMATER-PA 2020

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará preencherá 13 vagas e formará cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. As inscrições vão de 08 a 09 de abril.

Por Clécio
Abertura inscrições 08/04/2020 Total de vagas 13
Encerra inscrições 09/04/2020 Salários até R$ 3.900,07

Saiu o edital de uma nova seleção de pessoal na Emater do Pará (PA). A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural promove um processo seletivo público com 13 vagas e cadastro de reserva em cargos de ensino médio e superior em várias áreas de atuação. O contrato terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período a critério e/ou necessidade da administração.

Vagas abertas na EMATER do Pará

  • Engenheiro Agrônomo (2) - Graduação em Engenharia Agronômica, registro no órgão de classe e Carteira de Habilitação na categoria "B". Salário é de R$ 3.900,07;
  • Engenheiro Florestal (1) - Graduação em Engenharia Florestal, registro no órgão de classe e Carteira de Habilitação na categoria "B". Salário é de R$ 3.900,07;
  • Médico Veterinário (2) - Graduação em Medicina Veterinária, registro no órgão de classe e Carteira de Habilitação na categoria "B". Salário é de R$ 3.900,07;
  • Pedagogo (1) - Graduação em Pedagogia. Salário é de R$ 3.900,07;
  • Tecnólogo em Gestão Ambiental (1) - Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental e Carteira de Habilitação na categoria "B". Salário é de R$ 3.900,07;
  • Técnico Agropecuário (4) - Ensino Médio/Técnico em Agropecuária e Carteira de Habilitação na categoria "B". Remuneração será de R$ 2.449,84.
  • Assistente de Administração (2) - Diploma, devidamente registrado de Ensino Médio, expedido por instituição de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação. O vencimento inicial será de R$ 1.837,45.

A jornada de trabalho será de 8 horas diárias, totalizando 40 horas semanais.

Inscrição Emater-Pará

As inscrições devem ser realizadas das 0h do dia 08 de abril até as 23h59min do dia 09 de abril de 2020, exclusivamente por meio eletrônico, no endereço eletrônico www.sipros.pa.gov.br. A inscrição será gratuita.

O certame compreenderá as seguintes fases:

  • Inscrição;
  • Análise Documental e Curricular, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Entrevista pessoal, exclusivamente para o cargo de Tecnólogo em Gestão Ambiental;

O resultado final será divulgado no dia 24 de abril por meio do endereço eletrônico www.sipros.pa.gov.br.

Atribuições dos cargos:

Extensionista Rural I (Eng.º Agrônomo, Eng.º Florestal, Médico Veterinário, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Pedagogo)

  • Promover e acompanhar a execução de planos, programa e projetos agropecuários voltados para as atividades de assistência técnica e extensão rural e, ainda de bem-estar social e organização rural, sob sua responsabilidade, apresentando, periodicamente e quando solicitado, documentos técnicos sobre o andamento dos mesmos;
  • Orientar as famílias rurais assistidas quanto à produção, consumo, industrialização e comercialização da produção caseira utilizando de forma adequada a metodologia de extensão rural;
  • Desenvolver ações na área de educação sanitária, junto às comunidades rurais, dando ênfase ao saneamento básico e estimulando a adoção de praticas, visando a prevenção de doenças;
  • Organizar e mobilizar grupos da comunidade utilizando métodos apropriados de extensão rural com a finalidade de estimular o desenvolvimento de trabalhos artesanais, envolvendo também entidades ligadas a atividades socioculturais
  • Desenvolver atividades junto aos jovens rurais proporcionando novas experiências, através de trabalhos realizados de forma associativa;
  • Desenvolver as atividades de assistência técnica e extensão rural junto à população rural, difundindo e avaliando a adoção de tecnologia transferida;
  • Realizar o levantamento das propriedades rurais, visando selecionar áreas para implantação de projetos agropecuários;
  • Manter estreito relacionamento interinstitucional ao nível da localidade para o desenvolvimento das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural;
  • Participar da articulação do trabalho da empresa com os órgãos de pesquisa procurando utilizar nas atividades de campo os experimentos já comprovados;
  • Mobilizar, organizar e estimular as comunidades rurais, facilitando o processo de adoção de inovações adaptáveis à realidade;
  • Divulgar junto ao público assistido as políticas governamentais relacionadas aos seus interesses;
  • Elaborar e assistir planos de administração das propriedades rurais, do lar, do uso racional dos recursos naturais, inclusive para obtenção de financiamento junto a instituições financeiras;
  • Realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico em casos de inadimplência dos projetos financeiros;
  • Realizar estudos de realidade e diagnóstico das comunidades a serem trabalhadas;
  • Estudar a viabilidade técnico-econômica dos projetos e programas agropecuários voltados para ação extensionista na sua área de atuação;
  • Participar de reuniões da equipe, objetivando avaliar o trabalho desenvolvido na área e estabelecer os ajustes necessários;
  • Participar da divulgação das atividades da empresa, objetivando a legitimação para a ação da EMATER-PARÁ;[
  • Participar como instrutor em treinamentos da empresa, quando designado, para apresentar resultados ou transmitir conhecimentos teóricos relativos ao seu campo de trabalho;
  • Colaborar com as diversas unidades da empresa, e por meio destas com a diretoria, e os escritórios regionais e locais em aspectos tecnológicos e gerenciais; de planejamento e organização das atividades de extensão rural;
  • Participar na elaboração do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural - PROATER - da empresa, bem como acompanha, analisa, avalia e controla o andamento dos programas e projetos relacionados ao mesmo;
  • Planejar suas ações com base nos objetivos da empresa, bem como nas necessidades das unidades operacionais;
  • Gerenciar, acompanhar e orientar os escritórios regionais e locais nos aspectos relacionados à área operacional e administrativa;
  • Estudar, acompanhar e analisar os diversos relatórios, planos operativos e outros documentos, emitindo parecer;[
  • Programar e difundir técnicas agropecuárias, gerenciais e sociais adequadas em conjunto com extensionistas, produtores e técnicos de outros órgãos;
  • Participar de reuniões, encontros, seminários, cursos e treinamentos, tanto como instrutor, como participante;
  • Elaborar, divulgar e reproduzir material técnico para a empresa, em apoio às atividades agropecuárias desenvolvidas no campo;
  • Acompanhar, agilizar e coordenar providências para realização de encontros técnicos na área de sua especialização, em nível de campo;
  • Representar a empresa perante órgãos públicos e/ou particulares em eventos especiais, quando designado.

Técnico Agropecuário

  • Executa e/ou acompanha os planos, programas e projetos agropecuários voltados para as atividades de assistência técnica e extensão rural;
  • Mobiliza, organiza e estimula as comunidades rurais, facilitando o processo de adoção de inovações tecnológicas, educativas e de organização rural;
  • Realiza estudo de realidade e diagnóstico das comunidades a serem trabalhadas, visando à execução das programações de Assistência Técnica e Extensão Rural;
  • Estuda a viabilidade técnico-econômica dos projetos agropecuários, voltados para as atividades de ATER;
  • Divulga junto ao público assistido as políticas governamentais relacionadas aos seus interesses;
  • Participa da divulgação das atividades da empresa;
  • Mantém estreito relacionamento interinstitucional ao nível da localidade para o desenvolvimento das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural;
  • Participa da articulação do trabalho da Empresa como os órgãos de pesquisa, procurando utilizar nas atividades de campo, os experimentos já comprovados.

Assistente de Administração

  • Executa tarefas de assessoramento, fornecendo informações e executando trabalhos pertinentes ao setor;
  • Executa atividades de redação de texto e expedientes, elaborando relatórios e demais documentos e enviando sistematicamente aos canais competentes;
  • Analisa documentos e materiais recebidos, emitindo parecer;
  • Executa o controle de planos e projetos específicos, a fim de compatibilizar o executado com o planejamento;
  • Organiza, arquiva e controla documentos que estão sob suas responsabilidades;
  • Coleta e transcrevem dados auxiliando na montagem de relatórios;
  • Executa outras tarefas correlatas.

O processo seletivo simplificado terá a validade de três meses, a contar da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da administração.

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