Concurso da Câmara de Curitiba-PR 2019 é aberto; veja o edital

Concurso público da Câmara Municipal de Curitiba-PR tem 37 vagas em cargos de níveis médio e superior. As inscrições abrem no dia 19 de novembro.

Por Clécio
Abertura inscrições 19/11/2019 Data da prova 02/02/2020 Total de vagas 37
Encerra inscrições 19/12/2019 Gabaritos em 03/02/2020 Salários até R$ 4.556,38

Saiu o edital do grande concurso da Câmara de Curitiba-PR. As inscrições estarão abertas entre os dias 19 de novembro e 19 de dezembro para concorrer às 37 vagas de nível médio e superior. A seleção de pessoal é regida pelo edital nº 01/2019, coordenada pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná - NC/UFPR.

Há chances de ingresso para candidatos de níveis médio e superior. O edital completo pode ser conferido aqui no Ache Concursos no quadro acima.

Cargos, vagas e salários

  • Técnico Administrativo (24 vagas) - Ensino Médio Completo;
  • Analista Legislativo (4) - Curso Superior Completo em qualquer área de formação, reconhecido pelo MEC, bacharelado ou licenciatura, mais Registro no Conselho Profissional correspondente quando houver;
  • Contador (1) - Curso Superior Completo em Ciências Contábeis, mais Registro no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná (CRC-PR);
  • Procurador Jurídico (6) - Curso Superior Completo em Direito, mais Registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seção Regional;Redator (2) - Curso Superior Completo em Letras/Português, Comunicação Social ou Pedagogia, além de Registro no Conselho Profissional correspondente se houver.

Os salários variam de acordo com o cargo e vão de R$ 2.259,27 a R$ 4.556,38. Há ainda gratificação a título de responsabilidade técnica e gratificação especial de 30% a 75%. Confira:

Cargos Vagas Carga horária Salário base Gratificação Vencimentos
Nível médio
Técnico Administrativo 24 40H R$ 2.259,27 R$ 677,78 R$ 2.937,05
Nível Superior
Procurador Jurídico 6 40H R$ 4.556,38 R$ 4.100,73 R$ 8.657,11
Analista Legislativo 4 40H R$ 3.835,25 R$ 1.150,67 R$ 4.985,92
Redator 2 40H R$ 3.835,25 R$ 1.150,67 R$ 4.985,92
Contador 1 40H R$ 3.835,25 R$ 4.027,00 R$ 7.862,25

Inscrição na Câmara de Curitiba-PR vai até dezembro

As inscrições no concurso deverão ser realizadas entre os dias 19 de novembro até as 17h do dia 19 de dezembro de 2019, apenas pelo endereço eletrônico da banca - www.nc.ufpr.br. A taxa de participação custa R$ 100,00 para cargo de nível médio e R$ 150,00 para carreiras de nível superior.

Provas em fevereiro de 2020

O concurso público será composto de três etapas, sendo:

- Prova Teórica, de caráter eliminatório e classificatório, comum a todos os cargos com 40 questões de língua portuguesa, raciocínio matemático, legislação e conhecimento específico;

- Prova Discursiva - redação, parecer ou compreensão e produção de textos, dependo do cargo;

- Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, para os candidatos habilitados para essa fase.

As provas objetivas serão aplicadas a partir das 13h30min do dia 02 de fevereiro de 2020, em locais a serem divulgados oportunamente no endereço eletrônico www.nc.ufpr.br.

Para ingresso na sala de provas, o candidato deverá levar o material (lápis, apontador, caneta esferográfica transparente escrita grossa de tinta preta e borracha), os quais não poderão conter quaisquer tipos de informações) e apresentar o comprovante de ensalamento com o original ou fotocópia autenticada em cartório do documento oficial de identidade com foto recente.

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados no dia 03 de fevereiro pelo site da organizadora do concurso.

Atribuições dos cargos

Técnico Administrativo: Executar tarefas na área legislativa como: redigir correspondências organizar e atualizar arquivos, exercer controle dos atos decorrentes da atividade legislativa da Câmara. Tarefas Típicas: Redigir correspondências, atas e demais documentos, conferindo os trabalhos executados quanto à ortografia e clareza do texto. Receber e protocolar correspondências, registrando, conferindo dados e encaminhando-as ao- setor destinado. Organizar, controlar e atualizar arquivos de correspondências e documentos, visando à obtenção posterior de informações. Atender e fazer ligações telefônicas de interesse do órgão de trabalho procedendo as informações solicitadas. Recepcionar pessoas que se dirijam ao setor, para prestar-lhes as informações desejadas ou encaminhá-las ao local adequado. Registrar em agenda os assuntos e informações de interesse do órgão. Verificar periodicamente o estoque de material de escritório para consumo do órgão, providenciando sua devida reposição. Receber, classificar, numerar, encaminhar, escriturar em livros e fichas de controle, as proposições (requerimentos, projetos de lei, resolução e decreto legislativo) apresentadas pelos Vereadores. Autuação dos projetos de lei, resolução e decreto legislativo. Consulta aos Cadastros sobre proposições da mesma natureza. Registrar a publicação e confeccionar o Diário da Câmara. Elaboração de correspondência relacionada com a atividade legislativa. Conferir decretos e autógrafos das matérias aprovadas. Controle dos prazos dos pedidos de informações, vetos, para promulgação e sanção de matéria aprovada e outros. Prestar informações sobre a tramitação das proposições. Recebimento e classificação das notas taquigráficas referentes aos pronunciamentos dos Vereadores. Montagem do texto para inclusão nos Anais da Câmara. Revisão datilográfica do texto dos Anais. Encaminhamento da frequência dos Vereadores para o setor competente. Manutenção do arquivo histórico, através de indexação, cadastro e controle do material arquivado. Prestação de informações e auxílio em pesquisas sobre a matéria arquivada. Manutenção, indexação, prestação de informações sobre legislação municipal, estadual e federal. Operar sistemas administrativos e técnicos em microcomputador, tais como, processadores de texto, planilhas eletrônicas e outros aplicativos de uso corrente no setor. Desempenhar outras atividades correlatas.

Analista Legislativo: Prestar assistência aos Vereadores membros das Comissões na elaboração de pareceres e na coordenação dos trabalhos. Elaborar o calendário e a pauta das reuniões das Comissões. Proceder o controle e encaminhamento dos processos e indicações em tramitação nas Comissões, observando os prazos regimentais. Manter atualizados os registros dos trabalhos das Comissões, selecionando, classificando e arquivando a documentação. Prestar informações sobre o andamento dos processos e indicações em tramitação nas Comissões. Elaborar projetos de lei e emendas de iniciativa das Comissões, na forma das normas legais em vigor. Emitir parecer sobre assunto de sua especialidade;

Contador: Executar operações contábeis tais como: correção de escrituração, conciliações, exame do fluxo de caixa e organização de relatórios, elaborar planos e programas de natureza contábil, elaborar balanços e balancetes contábeis. Tarefas Típicas: corrigir a escrituração dos livros contábeis, atentando para a transcrição correta dos dados contidos nos documentos originais, utilizando sistemas manuais e mecanizados, a fim de cumprir as exigências legais. Elaborar balancetes, balanços e outras demonstrações contábeis, aplicando as técnicas apropriadas, apresentando resultados parciais e totais da situação patrimonial do órgão, entre outras;

Procurador Jurídico: Coordenar, analisar, emitir pareceres e elaborar documentos jurídicos, examinar processos específicos e pesquisar legislação e jurisprudência, doutrina e analogia, prestar assessoramento jurídico amplo à Comissão Executiva da Câmara, Vereadores, órgãos da Administração e Comissões Técnicas da Câmara Municipal. Tarefas Típicas: Pesquisar, analisar e interpretar a legislação e regulamento em vigor, referentes a área legislativa, constitucional, fiscal, tributária, recursos humanos e outras. Coordenar e supervisionar a elaboração de planos e programas de trabalho. Analisar e elaborar minutas de contratos, convênios, petições, contestações, réplicas, memoriais e demais documentos de natureza jurídica. Examinar e revisar processos específicos, de acordo com a sua área de atuação. Pesquisar a jurisprudência, doutrina e analogia para a formação de arquivo jurídico, orientando quanto a sua organização. Elaborar relatórios demonstrativos das atividades do setor: Prestar assessoramento jurídico amplo à Comissão Executiva, Vereadores, órgãos da Administração e Comissões Técnicas da Câmara Municipal, entre outras;

Redator: Redigir e elaborar as atas das Sessões Plenárias da Câmara Municipal, Comissões Permanentes, Especiais e de Inquérito, e de outras reuniões de atividades do Legislativo, revisão ortográfica das notas taquigráficas decifradas e dos anais para publicação, e demais trabalhos de redação e revisão em que se exija conhecimento profundo do vernáculo. Tarefas Típicas: redigir e elaborar as atas das Sessões Plenárias da Câmara Municipal, das Comissões Permanentes, Especiais e de Inquérito. Redigir e elaborar atas, relatórios e outros documentos referentes a atividades do Legislativo Municipal. Redação de correspondência oficial na revisão. Revisão ortográfica das notas taquigráficas decifradas e datilografadas e encaminhamento aos respectivos oradores, nos prazos regimentais. Revisão ortográfica dos anais da Câmara para publicação. Demais trabalhos de redação e revisão em que se exija conhecimento amplo da língua nacional. Operar sistemas administrativos e técnicos em microcomputador, tais como processadores de texto, planilhas eletrônicas e outros aplicativos de uso corrente no setor. Desempenhar outras atividades correlatas.

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