A Universidade do Estado do Rio de Janeiro acaba de divulgar pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, o edital 06/2026 que promove concurso público com uma vaga para Professor Adjunto, agora na área de Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
De acordo com o edital, para concorrer é necessário que o candidato tenha graduação em psicologia e título de doutor em psicologia ou educação. O profissional deverá cumprir jornadas de 40 horas semanais e contará com remuneração mensal de R$ 6.581,01.
Inscrição e prova
As inscrições neste concurso devem ser realizadas das 0h do dia 12 de janeiro de 2026 até as 23h59min do dia 22 de fevereiro de 2026, pela internet, por meio do endereço eletrônico https://prossim.uerj.br. O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 329,05.
Haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição para aqueles candidatos que declararem hipossuficiência de recursos financeiros e comprovarem renda bruta familiar mensal de até 3 salários-mínimos.
O processo de seleção contará com várias etapas, sendo prova escrita, caráter eliminatório, prova de aula, de caráter eliminatório e julgamento de títulos e trabalhos. A prova escrita está marcada para ocorrer no dia 23 de março de 2026, das 09h às 12h, nos locais a serem ainda divulgados.
O resultado da prova escrita será divulgado até dia 24 de março de 2026 às 8h30min.
A prova de aula será pública e consistirá na apresentação oral, em português, pelo candidato, com duração mínima de 50 e máxima de 60 minutos, sobre tema constante de ponto sorteado com antecedência mínima de 24 horas.
O concurso terá validade de dois anos, a partir da data de publicação no DOERJ da homologação do resultado final das provas, prorrogável por igual período.


