De acordo com os dados de novembro de 2022, do Banco Central, o Pix tem mais de 138 milhões de usuários entre pessoas e empresas. E pasme: são mais de 523,2 milhões de chaves Pix cadastradas. E o número total de transações mensais passa de 2 bilhões.

A partir da aceitação em todo o mercado financeiro, é possível dizer oque o Pix se consolidou como um dos meios de pagamento mais usados no Brasil. Pensando nisso, o Banco Central criou o Pix Cobrança.

Abaixo, entenda o que é e como funciona o Pix Cobrança. Além disso, veja como usar a ferramenta no C6 Bank.

O que é o Pix Cobrança?

O Pix Cobrança foi criado como uma opção ao boleto bancário, criado para as empresas, prestadores de serviço e microempreendedores. Para utilizá-lo é simples: basta criar um QR Code para ganhar um valor, seja ele imediato ou em breve.

O pagamento é feito por um QR Code, que é gerado pelo empreendedor, na sua respectiva instituição financeira. O QR Code armazena informações importantes necessárias na hora do pagamento, tais como os juros, multas e a data de vencimento. Sendo assim, ele é muito mais completo do que um simples código de barras dos boletos bancários.

Como funciona?

Para cada cobrança, é gerado um QR Code específico, que só pode ser pago uma única vez. Nele, estão disponíveis todas as informações referentes ao pagamento. Além disso, é possível escrever uma mensagem personalizada ao cliente, de forma a descrever o que será pago.

Da parte do cliente pagador, é preciso apenas escanear o QR Code com o aplicativo de internet banking do seu banco. Ou ainda, atualizar a ferramenta de Copia e Cola. Depois do pagamento, o valor é transferido em até 10 segundos, e a liquidação é instantânea.

Qual a diferença do Pix Cobrança para o boleto?

Em suma, a grande diferença entre o Pix Cobrança e o boleto é o tempo para que a transação seja finalizada. Na primeira forma de pagamento, ela é instantânea, bem como pode ser feita 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Por outro lado, nos boletos o tempo de compensação é de 3 dias úteis, já que ele deve ser feito à Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) em dias úteis, entre as 8h e 22h.

E entre o Pix e o Pix Cobrança?

A principal diferença entre o Pix tradicional e o Pix Cobrança, é que a nova opção é considerada um título de cobrança, bem como o boleto. Porém, o seu tempo de compensação é instantâneo (diferente do boleto).

O Pix cobrança possibilita gerar QR Codes para ganhar os pagamentos, incluir informações sobre o valor, data de vencimento, juros e multa. Sendo assim, é possível usar o Pix Cobrança até mesmo para fazer o pagamento de contas, como as faturas de energia elétrica, segundo o Banco Central.

Já no Pix tradicional, o devedor precisa da chave da pessoa que vai receber o Pix, e então, realizar o procedimento.

Quais as vantagens do Pix Cobrança?

Abaixo, confira quais são as grandes vantagens do Pix Cobrança:

  • Gratuidade: Em alguns bancos, como o C6 Bank, o Pix para empresas é gratuito;
  • Segurança: a cobrança Pix tem uma data de vencimento, multa e juros. Sendo assim, se o cliente não pagar, o valor já vem corrigido com os encargos;
  • QR Code dinâmico: ele é único e pode ser usado para pagar uma única vez;
  • Facilidade: para os seus clientes, é mais fácil fazer o pagamento, pois ao invés de digitar um código de barras, basta ler o QR Code;
  • Agilidade nos processos: como é um meio de pagamento instantâneo, é ideal para os empreendimentos onde é preciso ganhar o valor e a confirmação do pagamento para dar andamento na produção.

E como usar essa funcionalidade no C6 Bank?

No C6 Bank, é possível emitir até 10 QR Codes de uma vez só para clientes diferentes. Para isso, basta emitir o QR Code do Pix Cobrança, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. No menu do aplicativo do C6 Bank, toque em "Pix Cobrança";
  2. Em seguida, adicione o valor da cobrança, vencimento e dados de quem irá pagar;
  3. Feito isso, toque em "Gerar Cobrança", e aguarde a criação do QR Code;
  4. Depois, envie o QR Code ao cliente;
  5. Por fim, na tela inicial da área "Pix Cobrança", você pode consultar as cobranças em aberto e as que foram pagas.