Hoje em dia é difícil imaginar uma vida sem o Google (principalmente pelas novas gerações), mas um mundo 100% offline não é tão distante. A história de uma das gigantes de tecnologia, e que revolucionou o mercado online, começou em 1995 - há apenas 25 anos. Lá atrás, a história do Google teve início na Universidade de Stanford, com a parceria entre Larry Page e Sergey Brin.

De lá para cá, não há nem como mensurar os marcos da companhia, que hoje emprega mais de 178 mil funcionários em mais de 50 países diferentes, desenvolvendo centenas de produtos que são usados por bilhões de pessoas em todo o mundo - do YouTube e Android até o Gmail e a própria pesquisa do Google. Para manter as produções no ritmo e expandir a empresa cada dia mais, a companhia ainda investe na contratação constante de novos colaboradores.

Em agosto de 2023, são cerca de 20 oportunidades de emprego abertas em território brasileiro, além de um programa de contratação de pessoas PcD. As vagas são, especialmente, para cargos de liderança e gerenciamento, distribuídas em São Paulo-SP e em Belo Horizonte, Minas Gerais. Abaixo, confira as vagas disponíveis, benefícios oferecidos e saiba como se candidatar.

Vagas abertas no Google Brasil

Confira todas as vagas abertas na página do Google Carreiras Brasil em Agosto de 2023:

Engenheiro de Software, Machine Learning, Search (inglês, português) - exige bacharelado em Ciência da Computação, área técnica relacionada ou experiência equivalente.

Gerente de vendas para pequenas e médias empresas (Google Cloud) - exige bacharelado ou experiência prática equivalente, além de 3 anos de experiência em uma função de vendas de infraestrutura como serviço (IaaS) ou plataforma como serviço (PaaS).

Gerente de operações do fornecedor, suporte técnico (Google Cloud) - exige mestrado em Administração de Empresas ou experiência prática equivalente, 15 anos de experiência em serviços técnicos, especificamente na prestação de serviços e 5 anos de experiência em gerenciamento de fornecedores ou operações.

Gerente de Programa Técnico II, Global Networking, Fornecimento de Infraestrutura de Fibra - exige bacharelado ou experiência prática equivalente, 3 anos de experiência em gerenciamento de projetos ou programas e experiência de trabalho na indústria de telecomunicações na entrega de rede de fibra metropolitana/longa distância e construção de ISP/OSP.

Scaled Customer Engineer, Google Cloud (inglês, português) - exige 2 anos de experiência como engenheiro de vendas ou consultor técnico em um ambiente de computação em nuvem ou em uma função voltada para o cliente (incluindo trabalhar como membro de serviços profissionais ou equipe de engenharia de sistemas). Experiência em comunicação multifuncional em todos os níveis de gerenciamento.

Gerente de contas, Engage, Google Customer Solutions (inglês, português) - exige bacharelado ou experiência prática equivalente e 3 anos de experiência em vendas de publicidade e gerenciamento de contas de mídia.

Gerente de Engenharia de Software - exige bacharelado em Ciência da Computação, outra área técnica ou experiência prática equivalente; 5 anos de experiência com desenvolvimento de software em uma ou mais linguagens de programação (por exemplo, Python, C, C++, Java, JavaScript); 3 anos de experiência em cargo de liderança técnica supervisionando projetos estratégicos, com 2 anos de experiência em cargo de supervisão/liderança de equipe.

Customer Engineer, Machine Learning (Google Cloud) - exige bacharelado ou experiência prática equivalente e 5 anos de experiência como engenheiro de vendas ou consultor técnico em um ambiente de computação em nuvem ou em uma função voltada para o cliente.

Cloud Sales Resident, Cloud Academy, Early Career (inglês e espanhol) - exige bacharelado ou experiência prática equivalente e experiência em atendimento ao cliente, vendas ou em vendas B2B, desenvolvimento de vendas ou gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Consultor de dados em nuvem, serviços profissionais, Google Cloud - exige bacharelado em Matemática, Econometria, Engenharia, Ciência da Computação ou experiência prática equivalente; 7 anos de experiência em gerenciamento de projetos e entrega de soluções técnicas, arquitetura, desenvolvimento e manutenção de soluções técnicas em ambientes visualizados; Experiência em design de sistemas ou explicação de interações de sistemas, fluxos de dados, APIs de interface comum.

Engenheiro de IA em nuvem, serviços profissionais - exige bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, área técnica relacionada ou experiência prática equivalente; 8 anos de experiência na criação de soluções de aprendizado de máquina; Experiência de codificação em um ou mais idiomas: Python, Scala, Java, Go ou similar com competências em estruturas de dados, algoritmos e design de software; Experiência de trabalho com clientes técnicos.

Engenheiro de dados em nuvem, serviços profissionais, Google Cloud - exige Bacharel em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, área técnica relacionada ou experiência prática equivalente; 5 anos de experiência em linguagens de codificação (por exemplo, Java, Python, Scala ou Go); 5 anos de experiência com software de processamento de dados; 3 anos de experiência em gerenciamento de projetos voltados para o cliente, solução de problemas técnicos, trabalho com Engenharia, Vendas ou Serviços.

Executivo de contas de vendas de novos negócios (inglês, português) - exige bacharelado ou experiência prática equivalente, 2 anos de experiência em vendas e experiência em prospecção de novos clientes.

Lead Group Product Manager, servidor de segurança de conteúdo - exige bacharelado ou experiência prática equivalente; 10 anos de experiência em gerenciamento de produtos, consultoria, cofundador ou função técnica relacionada; 5 anos de experiência na construção e expedição de produtos técnicos; 5 anos de experiência em gestão de pessoas, com liderança técnica.

Cloud Technical Resident, Cloud Academy, Early Career (inglês e português) - exige bacharelado em área STEM relevante (por exemplo, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Sistemas de Informação Gerencial) ou experiência prática equivalente; Experiência de trabalho com bancos de dados, tecnologias da Web, aprendizado de máquina, AI ou Cloud Foundations (por exemplo, computação em nuvem) por meio de certificações, estágios, cursos ou experiência prática relevante; Experiência em atendimento ao cliente, comunicação ou liderança.

Engenheiro parceiro, infraestrutura, Google Cloud - exige Bacharel em Ciência da Computação, área técnica relacionada ou experiência prática equivalente e 5 anos de experiência como engenheiro de vendas técnicas em um ambiente de computação em nuvem ou experiência equivalente em uma função voltada para o cliente (por exemplo, serviços profissionais ou engenharia de sistemas).

Cloud Sales Resident, Cloud Academy, Early Career (inglês e português) - exige bacharelado ou experiência prática equivalente e experiência em atendimento ao cliente, vendas ou em vendas B2B, desenvolvimento de vendas ou gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Consultor de IA, serviços profissionais de nuvem - exige bacharel em Ciência da Computação, Engenharia, área técnica relacionada ou experiência prática equivalente; 8 anos de experiência em gerenciamento de projetos e entrega de soluções técnicas; 5 anos de experiência em uma ou mais áreas: aprendizado de máquina, sistemas de recomendação, processamento de linguagem natural, visão computacional, reconhecimento de padrões ou inteligência artificial.

Líder técnico, engenharia de software (inglês, português) - exige bacharelado em Ciência da Computação, área afim ou experiência prática equivalente; 8 anos de experiência em desenvolvimento de software e com estruturas/algoritmos de dados; 5 anos de experiência em testes e lançamento de produtos de software e 3 anos de experiência em design e arquitetura de software.

Gerente técnico de contas, consultoria do Google Cloud - exige Bacharel em ciência da computação, engenharia, área técnica relacionada ou experiência prática equivalente; 3 anos de experiência voltada para o cliente, interagindo com as partes interessadas executivas, conduzindo implementações técnicas ou programas de transformação; Experiência no suporte a clientes em operações do Google Cloud, suporte técnico, gerenciamento de escalonamento ou consultoria de TI.

A empresa ainda disponibiliza vagas no Programa de Contratação de Pessoas com Deficiência (São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG). Nesta aplicação, é necessário incluir a documentação de uma deficiência reconhecida nos termos da Lei Brasileira combinada com o currículo para criar um anexo em PDF.

Como participar da seleção?

Para se candidatar às vagas, é necessário acessar a área do Google Carreiras, utilizando o filtro de localização "Brasil". Ainda é possível, caso deseje, filtrar as vagas por área, habilidades e qualificações, grau de escolaridade, tipos de trabalho (como efetivo e estágio) e organizações do Google.

Algumas vagas exigem que sejam enviados currículos apenas em inglês, afirmando que a empresa avaliará apenas as inscrições encaminhadas neste idioma. As atividades descritas acima são apenas uma parte das funções atribuídas a cada profissional. Na expansão de cada vaga, é possível conferir as qualificações mínimas, qualificações preferidas, informações sobre o trabalho, todas as responsabilidades e atividades, além da localização.

O próprio Google afirma que benefícios e vantagens oferecidos variam de acordo com a região de oferta da vaga. No entanto, são elencados como alguns benefícios:

  • políticas de licença parental
  • planos de poupança para aposentadoria
  • assistência médica
  • serviços de saúde e bem-estar no local, incluindo médicos, quiropraxia, fisioterapia e serviços de massagem (em alguns locais)
  • academias, cafés e micro cozinhas
  • flexibilidade na jornada de trabalho, consultoria financeira e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Os salários não são disponibilizados pela empresa por meio do site, mas devem ser informados aos candidatos na segunda etapa da contratação, a entrevista. Segundo o próprio Google, há duas formas de entrevista: por telefone ou pelo Google Meet, quando o candidato conversa com um possível colega ou gerente, por até 60 minutos; e, pessoalmente, quando se encontra com quatro Googlers - alguns colegas de equipe em potencial e outros interfuncionais - por cerca de 30 a 45 minutos cada.