Foi divulgado na última sexta (18) o novo processo seletivo da Magazine Luiza para ingresso num Programa de Trainees 2021. Mas o que está gerando polêmica é um detalhe na nova seleção, que segundo a empresa, é voltado exclusivamente para pessoas negras. De acordo com a empresa, o objetivo é levar mais diversidade racial aos cargos de liderança. O anúncio teve elogios por parte de Ongs e alguns artistas, mas também foi criticado por parte da sociedade, por políticos e até por magistrados.

Segundo a presidente do conselho de administração da empresa, a empresária e dona da companhia Luiza Helena Trajano, a empresa já esperava pelas críticas, mas afirma que o programa tem respaldo legal. Algumas dessas críticas vieram de pessoas do alto escalão, como a juíza do Trabalho Ana Luiza Fischer Teixeira de Souza Mendonça que afirmou no Twitter que o programa era "inadmissível". Os deputados federais bolsonarisitas Carlos Jordy (PSL-SP) e Daniel Silveira (PSL-RJ) também argumentaram que a iniciativa não teria respaldo legal. Confira:

A Magalu também usou o Twitter e respondeu às críticas e acusações: "Estamos absolutamente tranquilos quanto à legalidade do nosso Programa de Trainees 2021. Inclusive, ações afirmativas e de inclusão no mercado profissional, de pessoas discriminadas há gerações, fazem parte de uma nota técnica de 2018 do Ministério Público do Trabalho", disse em nota.

Atualmente, o Magazine Luiza tem em seu quadro de funcionários 53% de pretos e pardos. Mas apenas 16% deles ocupam cargos de liderança. Segundo a empresa, o programa de trainees lançado na sexta-feira, é o primeiro exclusivo para negros do Brasil. O salário é de R$ 6,6 mil, com benefícios e bônus de contratação de um salário.

Candidatos de todo o país podem participar, desde que tenham disponibilidade para atuar em São Paulo. Caso o selecionado seja de fora da cidade, receberá um auxílio-mudança. Serão aceitos candidatos formados de dezembro de 2017 a dezembro de 2020, em qualquer curso superior. Conhecimento de inglês e experiência profissional anterior não são pré-requisitos para a seleção.

Veja o anúncio do polêmico processo seletivo:

Inscrição no Trainee da Magazine Luiza

A seleção dos candidatos acontecerá em seis etapas e inicia com testes online. Quem passar na primeira etapa deverá então gravar um vídeo de apresentação profissional e fazer uma entrevista com o departamento de recursos humanos da empresa. Após essa etapa, há novas entrevistados com diretores da área da vaga e, por fim, uma conversa com Frederico Trajano, CEO da empresa.

Além do salário de R$ 6,6 mil, a empresa oferece benefícios de:

  • - Participação nos Lucros e Resultados
  • - Vale Refeição/Alimentação;
  • - Vale Transporte;
  • - Plano médico e odontológico
  • - Gympass
  • - Desconto em produtos
  • - Possibilidade de Home Office;
  • - Previdência Privada
  • - Bolsa inglês

As inscrições na seleção podem ser realizadas pelo site http://carreiras.magazineluiza.com.br/

Vagas exclusivas não são novidade

Além da Magazine Luiza, Bayer, Gerdau, Google, Ambev, P&G e Banco BV também promovem seleções deste tipo, com vagas direcionadas para negros.

Ainda na rede social, um dos mais influentes gestores de fundos de investimento do país comentou sobre o assunto. Mesmo contrário à proposta, ele pediu mais diálogo e menos julgamento das pessoas.

Advogados afirmam ainda que programas de trainee exclusivos para negros não são ilegais. Eles são amparados pelo Estatuto da Igualdade Racial, presente na própria Constituição Federal.