Saíram as datas da prova do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio edição 2020. Os inscritos passarão pelas provas impressas nos dias 17 e 24 de janeiro e pelo Enem digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação (MEC) numa coletiva de imprensa e divulgado pelo INEP nas redes sociais agora a pouco. Inicialmente, antes da pandemia assolar o país, o ENEM estava marcado para dias 1° e 8 de novembro (impresso) e 11 e 18 de outubro (digital).

Nas redes sociais o INEP confirmou as novas datas, veja:

Data do ENEM levou em conta ingresso no nível superior

Recentemente o MEC fez uma consulta pública e lançou uma enquete para que os participantes votassem e escolhessem a melhor data. Mais da metade dos 20% do total de inscritos no exame deste ano que votaram no questionário que dava 3 opções - dezembro/2020, janeiro/2021 e maio/2021 - escolheram a última opção (maio do ano que vem) como a melhor data para a aplicação das provas. Ainda assim, o MEC disse que a escolha dos estudantes não seria o único critério a ser levado em conta na definição das datas.

Antonio Vogel, secretário-executivo do MEC e ministro interino disse que a escolha se deu em acordo com as secretarias estaduais de educação e instituições de ensino superior privadas e públicas.

A presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecília Motta, citou que a escolha foi a que menos prejudicará os estudantes, visto que não atrapalha tanto a regularidade de outras seleções para ingresso no nível superior, como Sisu e Programa Universidade para Todos (ProUni), além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

SISU 2020

O governo reforça que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano seguem abertas até o dia 10 de julho pelo site do MEC. Estão sendo oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior espalhadas pelo país.

Segundo o MEC, na edição deste ano os critérios para a classificação dos candidatos levará em conta:

  • maior nota na redação do ENEM 2019
  • maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias do ENEM 2019;
  • maior nota na prova de matemática e suas tecnologias do ENEM 2019;
  • maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias do ENEM 2019;
  • maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias do ENEM 2019.