As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ocorrem nos dois próximos domingos, dias 21 e 28 de novembro e uma dúvida é recorrente entre os candidatos: preciso levar o cartão de inscrição para fazer a prova? Fomos atrás desta informação e trazemos aqui a resposta para você ficar mais tranquilo na hora de fazer o exame.

O Enem é um dos exames mais importantes na vida acadêmica dos estudantes, pois pode garantir uma vaga em um curso superior nas milhares de universidades Brasil afora. Ainda, já há concursos públicos que usam a nota do Exame para classificar os candidatos, sem aplicar uma nova prova. Caso da seleção deste ano para Oficiais no Corpo de Bombeiros da Paraíba.

Por ser uma prova tão importante, muitos candidatos ficam nervosos com a proximidade das avaliações e precisam estar por dentro de tudo que podem ou não fazer no dia da prova.

É necessário levar o cartão de confirmação do Enem?

A resposta é não. Não é obrigatório ter o cartão de inscrição no dia da prova. Mas o Inep recomenda que o participante leve o documento, pois ele possui o número de inscrição, data, hora e o local de realização do exame, além da solicitação de atendimento especializado e o nome social do candidato, caso solicitado e aprovado.

Então, levar o cartão é uma recomendação, mas o porte do documento não é obrigatório para fazer a prova, desde que você saiba as informações que constam na folha.

Qual caneta devo usar no Enem

O Inep deixa bem especificado que para realização do Enem é permitido apenas caneta esferográfica transparente de tinta preta. A caneta transparente de cor preta é a única permitida para assinalar o cartão de resposta e desenvolver a redação.

Essa obrigatoriedade de uso da caneta preta, ao contrário do que muita gente acredita, não é apenas uma formalidade. De acordo com o Inep, o uso de uma caneta de outra cor pode inviabilizar a leitura óptica das respostas e impossibilitar a correção das provas.

Não esqueça da máscara

A pandemia ainda faz parte da nossa rotina, por isso, a máscara é um item obrigatório no dia do exame. Os participantes só poderão entrar no local de prova usando uma máscara que cubra o nariz e a boca. Também é recomendável levar mais de uma máscara para trocar se necessário.

As provas ocorrem nos dias 21 e 28 de novembro. Os locais de prova e o cartão de confirmação da inscrição podem ser impressos pela página do participante no site do INEP.