O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é o principal critério para ingresso em universidades e faculdades. E, para os alunos que não possuem condições financeiras para arcar com as taxas de inscrição, o Enem oferece a possibilidade de solicitar a isenção da taxa.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou no dia 27 de março, o Edital n.º 20, de 22 de março de 2023, sobre os prazos para a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem de 2023.

Mas fique atento: o prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 começa na segunda-feira, 17 de abril, e segue até o dia 28 de abril.

  • Isenção de taxa do Enem 2023 deve ser solicitada na Página do Participante;
  • Estão isentos os estudantes do último ano do ensino médio de escolas da rede pública;
  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou bolsistas integrais da rede privada;
  • Candidato cuja família faça parte do Cadastro Único;
  • Inscrições no Enem 2023 vão de 5 a 16 de junho.

Como solicitar o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023?

Os estudantes que desejam participar do exame e têm direito à isenção devem ficar atentos aos prazos e às condições para solicitar o benefício. O pedido de isenção da taxa de inscrição deve ser feito por meio da Página do Participante.

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2023, o participante deve informar o número do seu CPF e a data de nascimento. Também será necessário informar o endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2023?

Tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 os estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio em 2023, para qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.

Também tem direito a isenção os participantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou então bolsistas integrais da rede privada, com renda per capita igual ou menor a um salário mínimo e meio (R$ 1.953 por pessoa), conforme art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei n.º 12.799, de 10 de abril de 2013.

O pedido pode ser feito ainda pelo candidato que declara situação de vulnerabilidade social, por fazer parte de família de baixa renda, que esteja inscrita no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal. Neste caso, é necessário que o participante informe o NIS (Número de Identificação Social).

Vale ressaltar que o pedido de isenção não garante a inscrição do exame. Desta forma, os interessados a realizarem o Enem 2023 deverão se inscrever na Página do Participante, entre os dias 05 e 16 de junho.

Caso o estudante não tenha direito à isenção da taxa de inscrição, ele ainda poderá se inscrever no Enem, pagando a taxa de inscrição As inscrições para o Enem 2023 serão abertas em junho, após o resultado da solicitação de isenção da taxa, que será entre os dias 08 a 12 de maio.

Provas Enem 2023

O Enem 2023 será realizado nos dias 05 e 12 de novembro e será aplicado em todo o país. A prova é composta por quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática.

Além da possibilidade de ingressar em universidades e faculdades, o Enem também é utilizado como critério para obtenção de bolsas de estudo e financiamento estudantil, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Por isso, é fundamental que os estudantes que desejam realizar o Enem 2023 fiquem atentos aos prazos e às condições para solicitar a isenção da taxa de inscrição.

A participação no exame pode ser um passo importante para a realização dos seus sonhos e objetivos educacionais. Os resultados finais saem no dia 16 de janeiro de 2024.