Foi concluída no último domingo, 12 de novembro, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023). Mais de 3,9 milhões de inscritos foram convocados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realização do exame. Nos dois dias de prova a abstenção chegou a 32%.

Com cinco horas e trinta minutos de duração, o primeiro dia de provas testou o conhecimento dos candidatos acerca dos assuntos de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagem estrangeira escolhida (inglês ou espanhol) e prova de redação.

Já no domingo seguinte, dia 12 de novembro, os candidatos realizaram a segunda prova do Enem 2023 respondendo questões sobre ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Gabarito ENEM 2023 é antecipado pelo Inep

Agora, após a aplicação da prova, os candidatos estão ansiosos para saber quando será divulgado o gabarito oficial do Enem 2023. Conforme o cronograma do edital, os gabaritos estavam previstos para sair até o dia 24 de novembro de 2023, doze dias após a finalização do exame.

Contudo, após encerrar a aplicação no último domingo (12), o Inep anunciou a antecipação do gabarito do Enem 2023. As respostas oficiais e caderno de questões serão disponibilizados às 19h (horário de Brasília/DF) da terça-feira, dia 14/11.

Para consultar o gabarito do Enem o participante deverá acessar o portal do Inep - https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem na data informada.

Provas do Enem 2023

As provas do Enem 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro segundo o calendário já informado pelo governo, ou seja, em dois domingos, seguindo o formato que já vem sendo adotado nos últimos anos.

O exame é formado por 180 questões objetivas e uma redação. A distribuição dos temas abordados pelas provas em cada um dos domingos será a seguinte:

  • No primeiro dia de aplicação da prova (5 de novembro) os estudantes terão que responder 45 questões de Ciências Humanas, 45 questões de Linguagens e Códigos e escrever a redação.
  • No segundo domingo de prova (12 de novembro) serão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

Horários do Enem 2023

Fique atento! Para não perder as provas do Enem respeite os horários estabelecidos para o exame conforme o edital:

  • Abertura dos portões: 12 horas
  • Fechamento dos portões: 13 horas
  • Início das provas: 13h30min
  • Término das provas no 1º dia: 19 horas
  • Término das provas no 2º dia: 18h30min

Quando sai o resultado do Enem 2023?

O cronograma da edição de 2023 do Enem informa que o Inep irá divulgar os resultados individuais do Enem 2023 em 16 de janeiro de 2024. A consulta aos resultados individuais estará disponível na Página do Participante.

Com o resultado do Enem é possível se inscrever em diversos programas educacionais do governo como o Prouni, Sisu e Fies, como também se isentar de realizar o vestibular de algumas faculdades que já adotaram a nota do Enem como critério de seleção.

Como é corrigida a prova do Enem?

Conforme o edital, a nota do participante na prova constituída de questões de múltipla escolha terá como base a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que utiliza um conjunto de modelos matemáticos para representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características dos itens.

Com esse modelo, a natureza específica de cada questão é considerada no cálculo, para que se possa diferenciar alunos com a mesma quantidade de acertos. Segundo o Inep, certas questões são acertadas consistentemente apenas por participantes com elevada habilidade, enquanto outras são frequentemente acertadas pela maioria.

Dessa forma, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de forma distinta, dependendo de quais itens estão certos e errados, e podem ter notas diferentes.

Nota da redação Enem

Já a nota da redação é atribuída em uma escala que varia entre 0 e 1.000 pontos. Cada redação é corrigida por dois avaliadores, que atribuem nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final é a média aritmética das notas totais atribuídas.

A nota final da redação será atribuída da seguinte forma:

  • caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores;
  • caso haja discrepância entre os dois corretores, haverá recurso de ofício (automático), e a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor;
  • caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartada a outra nota;
  • sendo a nota total do terceiro corretor equidistante das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores e na impossibilidade de aproximação da nota atribuída pelo terceiro corretor com um dos outros dois, por não haver qualquer discrepância entre eles, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores;
  • caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas atribuídas pelos corretores que não apresentaram discrepância, sendo descartada a outra nota;
  • caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício, e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores.