Fazer compras pela internet é uma realidade hoje em dia, muito devido às vantagens que os sites e aplicativos proporcionam. Entre os benefícios, estão a praticidade e os descontos, que incentivam o hábito de ir às compras.

No entanto, além da economia com as promoções, comprar produtos pela internet pode te fazer receber parte do dinheiro de volta. Não se trata de golpe, mas de um sistema chamado de cashback, que está sendo usado tanto por grandes empresas quanto por pequenos negócios.

Neste artigo, confira o que é cashback e como usá-lo em suas próximas compras por meio de 4 opções gratuitas.

O que é Cashback?

Cashback é um famoso sistema de benefício usado pelo mundo todo que, em resumo, retorna parte do dinheiro usado nas compras de volta para o consumidor.

Como funciona um programa de cashback?

Em um Programa de Cashback, a empresa permite que o usuário receba parte do valor pago em um produto de volta. O depósito geralmente é feito ao consumidor por meio de uma transferência bancária ou até mesmo por meio do Pix, aqui no Brasil.

Como conseguir cashback hoje?

Compras com cashback - Créditos: Divulgação.
Compras com cashback - Créditos: Divulgação.

Para receber parte do valor de volta, é preciso primeiro descobrir se a empresa (site ou aplicativo) está com um Programa de Cashback aberto ou se existe algum outro sistema de recompensa presente, como no caso dos bancos digitais e cartões de crédito.

Em compras com cashback pela internet, é preciso ainda ficar atento, pois o dinheiro só retorna para sua conta quando a compra for realizada por meio de um link específico.

Além disso, é importante ter em mente que na maioria dos programas de cashback é exigido um valor mínimo a ser acumulado. Ou seja, para conseguir ter o dinheiro retornado em mãos, primeiro você deve fazer compras dos produtos e serviços selecionados até que o valor mínimo para saque seja atingido.

Ademais, o valor do cashback varia bastante e depende basicamente do preço pago pelo produto e da porcentagem ofertada, que pode ser 5% ou 15%, por exemplo.

Dessa forma, para conseguir cashback durante uma compra, é preciso seguir o seguinte passo a passo:

  1. Cadastre-se em um programa de cashback (veja abaixo algumas opções!);
  2. Acesse o site (ou aplicativo) de compras usando um link de cashback;
  3. Faça suas compras normalmente, sempre tomando cuidado para não usar outro link (apenas navegue após clicar no link de cashback);
  4. Pronto! O dinheiro deve retornar para sua conta em questões de alguns dias, dependendo do programa de cashback usado.

4 opções para ganhar cashback

1.Programa de cashback (fidelidade) - empresas

Se você está procurando formas de ganhar cashback em uma compra, então deve conhecer em primeiro momento o funcionamento dos programas de fidelidade por parte das empresas.

Para atrair mais clientes, empresas de todos os tipos ofecerem programas de pontos, que podem ser acumulados e trocados por outros produtos ou até mesmo por dinheiro, no caso do cashback.

Dessa forma, os programas de cashback das empresas variam bastante e eles quase sempre são destinados para a atração e manutenção dos clientes, sendo que os produtos geralmente são da mesma marca, por exemplo, e focados em um cartão específico. Confira algumas empresas conhecidas que têm programas de cashback:

  • Samsung;
  • Nike;
  • Centauro.

2.Empresas de cashback

As operadoras de cashback funcionam como intermediárias entre empresas e consumidores. Essas companhias criam plataformas para a oferta de programas de fidelidade e ganham uma comissão.

Os consumidores podem, dessa forma, encontrar oportunidades de cashback e sistema de pontos em empresas de cashback, tais como a Méliuz e Beblue.

3.Bancos digitais

Outra forma de encontrar programas de cashback é conferir os aplicativos de bancos digitais que estão ligados a empresas, funcionando como lojas digitais.

A vantagem dos bancos digitais é que você consegue encontrar várias ofertas em um mesmo lugar, inclusive das grandes varejistas brasileiras. No entanto, será preciso ser correntista dessas instituições para conseguir acessar a plataforma de cashback. Confira abaixo algumas das melhores opções:

4.Cartão de crédito e débito

Se você quer ganhar cashback, então provavelmente vai precisar de um cartão de crédito ou débito, pois esse é o jeito mais comum de ir às compras nesse tipo de programa.

Hoje em dia, muitas operadoras ofertam cartões que já são ligados a programas de cashback, sendo então um diferencial.