Atenção você que é proprietário de veículos com placas final 5, 6 e 7 em São Paulo. A Secretaria de Fazenda do estado (SEFAZ/SP) reforça que ainda dá tempo de conseguir o desconto de 3% no calendário de pagamentos do IPVA 2024.

Nesta quarta-feira, 17 de janeiro, vence o prazo para pagar em cota única com desconto veículos com placa final 5. Amanhã (18) é a vez dos veículos com final 6 e na sexta-feira (19) com final 7. Neste ano, o calendário de desconto para que paga à vista, em janeiro, é de 3%, tendo como valor base do veículo terá referência na tabela FIPE de Dezembro.

Já para quem quiser parcelar, há a possibilidade de fazê-lo em até 5 vezes, mas aí sem os descontos.

A consulta do valor pode ser feita em toda a rede bancária ou diretamente no portal da Sefaz-SP, mediante o número do Renavam e placa do veículo.

A primeira placa, de final 1, teve vencimento no dia 11 de janeiro; e a última, de final 0, vence em 24 de janeiro, tanto para a cota única como para a primeira parcela do imposto.

Confira as datas de vencimento conforme a placa:

Calendário IPVA SP 2024 - Fonte: Sefaz/SP
Calendário IPVA SP 2024 - Fonte: Sefaz/SP

Para quem for pagar parcelado, os vencimentos sempre serão no mesmo dia do mês - a placa 5, por exemplo, tem vencimento em 17 de janeiro, 17 de fevereiro, 17 de março, 17 de abril e 17 de maio. Se o vencimento ocorrer no final de semana ou feriado, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil.

Atenção, quem não pagar em dia, conforme o calendário acima, terá multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa sobe para 20% do valor do imposto.

Pagamentos

Neste ano, o pagamento pode ser feito via PIX. Utilizando o QR code em parceria com cerca de 800 instituições financeiras, o contribuinte pode pagar diretamente pela página do IPVA no portal da Sefaz-SP com os dados do veículo.

Assim, será gerado um QR code que será utilizado para realizar o pagamento. É importante lembrar que o QR code do Pix tem validade de 15 minutos. Se o pagamento não for realizado nesse tempo, será necessário emitir um novo QR code.

Ao ler o QR code utilizando o aplicativo do banco ou instituição de pagamento, será mostrado que o pagamento é destinado à "Secretaria da Fazenda e Planejamento", CNPJ 46.377.222/0003-90, em uma conta do Banco do Brasil.

É importante ressaltar que as demais opções de recolhimento diretamente na rede bancária continuam disponíveis. Portanto, para efetuar o pagamento do IPVA 2024, basta utilizar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor). É possível efetuar o pagamento através da internet, débito agendado, terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.