Quase metade da população brasileira está endividada atualmente. Segundo levantamento realizado pela Serasa, no mês de junho cerca de 71,45 milhões de pessoas estavam em situação de inadimplência no país, mesmo com uma queda de 450 mil inadimplentes em relação ao mês anterior (maio).

Recentemente, o governo federal lançou um programa de renegociação de dívidas - o Desenrola Brasil - com foco inicial na renegociação de dívidas de até R$ 100 e dívidas bancárias de pessoas com renda até R$ 20 mil. Em duas semanas, cerca de 6 milhões de dívidas já deixaram os registros de negativados bancários, limpando o nome de milhões de brasileiros.

Contudo, o número de pessoas com nome sujo nos sistemas de restrição ao crédito ainda é alto e, muitas vezes, o cidadão nem fica sabendo que o seu CPF está negativado. Mas, você sabia que é fácil consultar se existe alguma dívida no seu CPF? Nós vamos te mostrar como.

ÍNDICE

Consulta do CPF no Serasa

A Serasa é uma das entidades de proteção ao crédito que oferece a consulta gratuita para descobrir qual é a situação do seu CPF. Saber se existem pendências no seu nome pode evitar uma dor de cabeça na hora de pedir um cartão de crédito, tentar um empréstimo ou fazer um financiamento de imóvel.

A consulta do CPF pelo Serasa é feita em três passos: baixe o app, faça um cadastro e consulte seus Dados.

  1. Baixe o aplicativo do Serasa (versão Android e iOS);
  2. Faça login com CPF e senha - ou cadastra-se se esse for o seu primeiro acesso;
  3. Consulte a situação clicando em Meu CPF;

O aplicativo do Serase permite que o consumidor consulte se existem dívidas em seu nome, protestos, cheques sem fundo, ações judiciais ou falências atreladas ao seu CPF, além de verificar o seu Score no Serasa.

O que é o Serasa Score?

O score do consumidor nada mais é do que a pontuação de crédito atribuída de 0 a 1.000, indicando as chances do consumidor pagar as contas em dia. Quanto maior a pontuação, melhor é a "reputação" do consumidor e mais facilidade ele terá na hora de conseguir abrir um crediário ou conseguir um empréstimo, por exemplo.

A pontuação no Serasa é consultada por diversas empresas, como bancos, financeiras, empresas de cartão de crédito, telefonia, tv por assinatura e internet, e-commerces, lojas de departamento e concessionárias de veículos, são apenas alguns exemplos.

Por isso, manter uma boa pontuação no score do Serasa é importante para a sua saúde financeira. Quer saber como consultar gratuitamente o seu score? Veja abaixo:

  1. Abra o app do Serasa;
  2. Na página inicial já será exibido qual é o seu Serasa Score e qual é a sua chance de conseguir crédito;
  3. Rolando mais pra baixo, é possível consultar o histórico do seu Score, com os fatores que podem ter diminuído ou aumentado a sua pontuação ao longo do tempo;
Serasa oferece consulta grátis do score de crédito
Serasa oferece consulta grátis do score de crédito

Consulta do CPF no SPC Brasil

Outra forma de consultar a situação do seu CPF é acessando o site do Cadastro Positivo, no app do SPC Brasil. Veja como fazer:

  1. Baixe o aplicativo SPC Consumidor (versão Android e iOS);
  2. Faça login com CPF e senha - ou faça o cadastro rápido se for seu primeiro acesso;
  3. A tela inicial já irá mostrar qual é a pontuação do seu Score.
Consulta do score no app SPC Consumidor
Consulta do score no app SPC Consumidor

Meu score possui pontuação diferente no Serasa e no SPC, por quê? Durante a consulta nas diferentes plataformas que mostramos acima, é possível que o consumidor se depare com uma pontuação diferente no score do Serasa e do SPC Brasil. Mas, por que isso acontece?

É importante ressaltar que a pontuação leva em consideração os mesmos critérios para definir o score de crédito. Porém, como cada empresa utiliza uma base de dados distinta, é possível que haja uma pequena diferença na pontuação entre uma consulta e outra.

Como aumentar pontuação do Score de crédito?

Agora que você já entendeu como é formado o seu score de crédito, vamos falar um pouco sobre como é possível aumentar essa pontuação com algumas dicas. Mas, vale ressaltar que não existe mágica para aumentar o seu score do dia para a noite. A pontuação é construída aos poucos com base no seu histórico financeiro.

  1. Mantenha o Cadastro Positivo atualizado (55% da pontuação) - o cadastro positivo reúne todo o histórico financeiro do consumidor e indica se ele está pagando suas contas em dia. As informações formam um banco de dados que podem ser consultados por bancos, comerciantes e empresas na hora de liberar um crédito ou parcelamento ao consumidor.
  2. Pague as dívidas até a data de vencimento (33% da pontuação) - deixar uma conta vencer por esquecimento pode impactar negativamente no seu score. Portanto, procure se organizar para quitar suas contas sempre em dia e evite ao máximo ter o seu CPF negativado por causa de uma dívida atrasada.
  3. Evite pedir muito crédito em pouco tempo (6% da pontuação) - um número alto de consultas ao seu CPF pode acabar prejudicando o seu score. Isso porque o sistema entende que, quanto mais consultas, mais tentativas de conseguir crédito no nome do consumidor estão sendo efetuadas, por exemplo um novo cartão de crédito, aumento no limite, empréstimo, etc. O ideal é que o pedido de crédito seja feito no intervalo de três meses da solicitação anterior.
  4. Construa um relacionamento com o mercado (6% da pontuação) - a sua evolução financeira também impacta no score de crédito. Por isso, manter os seus dados atualizados e um histórico de crédito longo, como cliente de um banco por exemplo, somam pontos positivos para você.

CPF na nota aumenta o score?

Existem alguns mitos quando se fala em aumentar o score de crédito e um deles é o CPF na nota. A ação pode trazer benefícios ao consumidor já que muitos estados realizam sorteios de prêmios a partir dos cupons fiscais, mas não é verdade que colocar o CPF na nota aumenta o seu score no Serasa e SPC.

Outro mito bem conhecido é de que se a renda é maior o score do consumidor se torna alto - e isso não é verdade. A remuneração não influencia na pontuação do seu score, mas sim o hábito de pagar suas contas em dia e evitar deixar o seu CPF ficar negativado.