A situação "em análise" dos pedidos feitos pelo Auxílio Emergencial do governo federal agora tem prazo. É o que diz a Advocacia-Geral da União (AGU), que realizou acordo com o Ministério da Cidadania e Caixa Econômica Federal para que os cadastros tenham uma resposta definitiva em até 20 dias corridos. A decisão deve diminuir o número de ações judiciais que vinham ocorrendo e facilitar o acesso ao benefício de quem realmente tem direito e necessita da ajuda.

AGU firma acordo para acabar com filas na análise do auxílio emergencial
AGU firma acordo para acabar com filas na análise do auxílio emergencial

Outra informação importante firmada no acordo entre AGU e Ministério da Cidadania é que agora a Caixa deve pagar os beneficiários em até três dias úteis após o recebimento dos recursos pela União. O acordo saiu na sexta, 29 de maio.

A Defensoria Pública da União em Minas Gerais havia movido ação civil pública contra a União, Caixa e Dataprev devido a demora na análise dos pedidos e na liberação dos R$ 600. Assim, a DPE-MG vai extinguir os pedidos judiciais feitos até aqui. "O acordo tem o potencial de reduzir litígios que envolvem o tema, contribuindo para a uniformização de procedimentos no território nacional e para a concretização das políticas públicas governamentais para o combate à Covid-19", disse o Procurador-Chefe da União em Minas Gerais, Bráulio Lisboa Lopes.

2ª parcela tem nova rodada de saques nesta semana

Com pagamento da 1ª parcela finalizado e alguns da 2ª parcela em andamento, a Caixa ainda não informou quando começará a pagar a 3ª parcela do benefício.

Nesta semana, começam a ser liberados os SAQUES em dinheiro para cadastrados pelo app e site da 2ª parcela (informais, MEI's, inscritos no CadÚnico e outros). No sábado, foram liberados os saques para nascidos em janeiro. Já nesta segunda (1) os nascidos em fevereiro poderão retirar os valores na boca do caixa. O saque nas agências da Caixa seguirá o seguinte cronograma:

Datas para saque da 2ª parcela - Cadastrados pelo app e com Poupança Social (CI, MEI's e informais)
Data Nascidos em Quantidade de pessoas aptas
sábado, 30 de maio de 2020 Janeiro 2,6 milhões
segunda-feira, 1 de junho de 2020 Fevereiro 2,4 milhões
terça-feira, 2 de junho de 2020 Março 2,7 milhões
quarta-feira, 3 de junho de 2020 Abril 2,6 milhões
quinta-feira, 4 de junho de 2020 Maio 2,7 milhões
sexta-feira, 5 de junho de 2020 Junho 2,6 milhões
sábado, 6 de junho de 2020 Julho 2,6 milhões
segunda-feira, 8 de junho de 2020 Agosto 2,6 milhões
terça-feira, 9 de junho de 2020 Setembro 2,6 milhões
quarta-feira, 10 de junho de 2020 Outubro 2,6 milhões
sexta-feira, 12 de junho de 2020 Novembro 2,5 milhões
sábado, 13 de junho de 2020 Dezembro 2,5 milhões

DATAPREV ainda analisa 10 milhões no Auxílio Emergencial

A situação em análise ainda persiste para muitas pessoas. A Dataprev vai reanalisar 5 milhões de cadastros de pedidos que foram refeitos e pelo menos 10 milhões de pessoas que se cadastraram pelo aplicativo ou site da Caixa e do auxílio emergencial ainda aguardam uma resposta se vão ou não receber os R$ 600.

Destes 10 milhões, 5 estão em fase de reanálise - informações que apresentavam erros no cadastro, os chamados dados inconclusivos - e outros 5,1 milhões estão na primeira checagem de informações.

Como a DATAPREV analisa os dados

O Ministério da Cidadania informou que a verificação é feita em duas etapas. A primeira envolve uma varredura inicial da Dataprev que cruza os dados com outros sistemas do governo. Após isso, o Ministério reanalisa as informações recebidas e dá o aval final do benefício: aprovado, negado ou inconclusivo.

A partir daí, os dados são enviados para a Caixa, que faz o pagamento por meio da poupança digital.