Em uma decisão recente, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) realizou uma reunião em Brasília no dia 28 de fevereiro para aprovar uma nova redução nos tetos de juros dos consignados destinados aos beneficiários do INSS. A medida vai dar aos aposentados e pensionistas condições mais favoráveis para empréstimos consignados, buscando alinhar-se com o atual cenário de redução dos juros e aquecimento da economia no país.

A principal mudança estabelece que o limite para o empréstimo com desconto em folha diminui de 1,76% para 1,72% ao mês.

Adicionalmente, foi implementada uma diminuição no índice máximo das transações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, reduzindo de 2,61% para 2,55% ao mês. Esses novos valores entraram em vigor cinco dias úteis após a publicação da resolução do Conselho, que ocorreu na última quarta-feira, 06 de março.

Vitória para aposentados e pensionistas

O representante do sistema financeiro votou contra a redução, destacando a divergência de interesses entre os setores. No entanto, o ministro da Previdência Social, em entrevista após a decisão, considerou a medida como mais uma vitória para os aposentados e pensionistas. Ele ressaltou que a redução dos juros contribui para a diminuição do endividamento desses segurados, alinhando-se ao momento econômico do país.

Para proporcionar uma abordagem mais estruturada e eficiente no ajuste das taxas de juros do consignado, o CNPS formou um grupo de trabalho dedicado a estudar a criação de uma metodologia permanente. O ministro Lupi enfatizou que essa iniciativa visa ganhar tempo e segurança no processo, além de promover uma discussão mais aprofundada sobre o tema.

Consulta da taxa de juros

No âmbito prático, os segurados do INSS podem consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras no Brasil por meio do site ou aplicativo Meu INSS. A consulta permite que os beneficiários avaliem e escolham a opção mais vantajosa, possibilitando até mesmo a portabilidade do empréstimo para um banco com condições mais favoráveis.

Consulte a melhor taxa de juros do mercado:

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  • Na tela principal, selecione o ícone da lupa e insira a frase "Taxas de Empréstimo Consignado". Isso abrirá uma nova página exibindo uma lista de instituições bancárias e as respectivas taxas praticadas por cada uma. Caso queira explorar mais opções, desça a página e clique em "Ver mais". Alternativamente, é possível buscar uma instituição específica utilizando a barra de pesquisa no topo da página, sob a opção "Pesquise por instituição".