Desde a última quinta-feira (22), estão abertas as inscrições para o RNPC (Registro Nacional Positivo de Condutores). A iniciativa incentiva que os motoristas tenham boas práticas no trânsito e concede benefícios para aqueles que não foram multados nos últimos 12 meses.

A modalidade deve fazer com que órgãos públicos e instituições privadas mobilizem os condutores à conscientização sobre segurança e responsabilidade no trânsito.

O que é o RNPC?

O RNPC é um cadastro elaborado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), onde órgãos públicos e privados possam oferecer benefícios aos motoristas que não apresentem nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses.

A função está disponível na Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo guarda informações ainda do veículo, CRLV digital, registro de infrações e dados da CNH que valem como o documento físico.

Quais benefícios para o RNPC?

Para os motoristas que apresentarem boa conduta, poderão ser premiados com descontos e isenção de taxas, bem como valores diferenciados em locação de veículos, em contratação de seguros, estacionamentos, pedágios, entre outros.

As empresas ou instituições que tiverem interesse em participar do programa, devem entrar em contato com a Senatran.

Como participar do Cadastro Positivo de Condutores?

Aqueles condutores que desejem participar, devem se cadastrar no aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou no Portal de Serviços da Senatran. Desta forma, o motorista autoriza que seu nome seja consultado para aptidão do recebimento do benefício.

O cadastro e os benefícios começam a valer a partir do dia 13 de outubro.

Para os parceiros que participarem do projeto, a Secretaria Nacional de Trânsito criou o selo "Parceiro Bom Condutor" como forma de recompensa e poderá ser utilizado em ações promocionais, redes sociais, aplicativos e portais.

O Registro Nacional Positivo de Condutores está previsto na nova lei de trânsito e foi regulamentado no mês de maio pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).