O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI0 divulgou que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) teve alta adesão de indígenas, principalmente nas vagas voltadas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). O fato marca um avanço rumo a uma política mais inclusiva e representativa desse grupo no governo federal.

Um total de 9.339 indígenas se inscreveram para concorrer às vagas da Funai, sendo a maioria, 6.641, para nível médio e 2.698 para nível superior.

Das 502 vagas oferecidas no CPNU para ingressar na Funai, 30% delas (150) são reservadas para os povos indígenas. A inclusão e participação ativa dos povos originários nas políticas voltadas para suas comunidades mostra a importância da iniciativa tomada no CNU.

Como será a identificação

Buscando evitar fraudes para ingresso nestes cargos e assegurar a eficácia da identificação étnica dos candidatos indígenas, será realizado um procedimento de análise da documentação comprobatória do pertencimento étnico, seguindo uma criteriosa análise.

Além disso, os candidatos autodeclarados negros passarão por um procedimento de heteroidentificação após as etapas de provas, conforme descrito nos editais.

O Concurso Nacional Unificado teve mais de 2,1 milhões de candidatos inscritos. Com inscrições encerradas, as provas ocorrerão no dia 5 de maio em 220 cidades do país. Os locais sairão no dia 29/04.

As remunerações ofertadas pelo CNU apresentam uma ampla variação, começando em R$ 4.008,24 para o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE e alcançando R$ 22.921,71 para Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) do MTE.