O Ministério da Educação (MEC) abre nesta segunda-feira, 26 de janeiro, as inscrições do Prouni 2026/1. Os interessados em participar do processo seletivo no primeiro semestre deste ano terão até a próxima quinta-feira, 29 de janeiro, para se inscrever.

Nesta edição, são ofertadas 594.519 bolsas, sendo 274.819 bolsas integrais (de 100%) e 319.700 bolsas parciais (de 50%). Veja os principais números:

Vagas por modalidade

Modalidade Número de bolsas
Educação a distância 393.119
Semipresencial 16.408

Vagas por tipo de curso

Tipo de curso Número de bolsas
Bacharelado 328.175
Tecnológico 253.597
Licenciatura 12.747

Cursos com maior número de bolsas

Curso Número de bolsas
Administração 63.978
Ciências Contábeis 41.864

Quem pode participar?

Podem se candidatar estudantes que participaram do Enem 2024 ou 2025 com média superior a 450 pontos, além de não ter zerado a nota de redação.

Os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;
  • ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação; ou
  • ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Além disso, o candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Como se inscrever?

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 29 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Prouni
Site - Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

No site é possível realizar a consulta das vagas ofertadas por curso, turno, instituição e local de oferta. Ao clicar em "Inscreva-se", o candidato será redirecionado para uma nova tela, solicitando sua conta gov.br.

ss
Site - Portal do Governo Brasileiro

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro na página do Prouni. Já a segunda chamada sairá no dia 2 de março.

Cronograma Prouni 2026/1º semestre

Etapa Data
Inscrição 26 a 29 de janeiro
Resultado da 1ª chamada 3 de fevereiro
Resultado da 2ª chamada 2 de março
Manifestação de interesse na lista de espera 25 e 26 de março
Resultado da lista de espera 31 de março