Na última semana, as notícias sobre a distribuição dos lucros do FGTS atraíram a atenção dos trabalhadores que possuem alguma conta ativa ou inativa no Fundo de Garantia. Afinal, a oportunidade de resgatar um dinheirinho extra é sempre bem-vinda e os brasileiros já estavam de olho nos depósitos que começam nesta quinta-feira, 27.

A Caixa Econômica Federal informou ontem (26) que a liberação do lucro FGTS 2023 vai ocorrer entre 27 e 31 de julho. Neste ano, mais de 132 milhões de trabalhadores devem receber alguma quantia referente aos resultados do FGTS no ano de 2022.

O lucro do Fundo de Garantia foi de R$ 12,8 bilhões no ano passado e 99% desse valor será repassado aos trabalhadores até o final de julho.

Porém, é preciso ficar atento pois não são todas as pessoas que recebem: o lucro do FGTS será pago ao trabalhador que possuía alguma conta (ativa ou inativa) com saldo em 31 de dezembro de 2022.

Consulta ao saldo FGTS

Uma maneira fácil de saber se você está apto a receber parte do lucro FGTS é consultando o saldo da sua conta na data de referência. Para verificar o saldo do Fundo de Garantia existem três formas:

  • Aplicativo FGTS: basta baixar o app e fazer login com os mesmos dados que você utiliza em outros apps da Caixa (Caixa Tem ou Caixa Trabalhador) para poder consultar o saldo de cada conta individualmente e o saldo total de todas as contas.
  • Extrato por SMS: a Caixa também disponibiliza o envio do extrato do FGTS via mensagem de texto (SMS) de forma gratuita. O banco envia avisos mensais sobre os depósitos feitos pelo empregador e semestrais sobre o saldo atualizado do FGTS;
  • Internet Banking da Caixa: outra forma de consultar o saldo do FGTS é acessando o internet banking da Caixa, pelo site - https://internetbanking.caixa.gov.br/ - ou aplicativo Caixa.

Conta FGTS sumiu, e agora?

Agora que já explicamos as formas de consultar o saldo do FGTS, vamos falar sobre um problema que começou a ocorrer na manhã desta quinta-feira, 27, quando a Caixa deu início a distribuição dos lucros.

Em ocasiões normais, o acesso ao aplicativo FGTS é bem rápido e não possui muitas falhas. Porém, nesta manhã foram registradas filas virtuais para acessar o app que chegaram a durar 50 minutos.

Por outro lado, que conseguiu fazer o login se deparou com outro problema: a conta do FGTS havia sumido. No lugar do saldo e das contas existentes no nome do trabalhador, o app passou a mostrar o seguinte aviso "Não existem contas FGTS a serem exibidas."

Conta sumiu do FGTS, como resolver?
Conta sumiu do FGTS, como resolver?

Em outros momentos, quando as informações voltavam a aparecer, o aplicativo FGTS informava o seguinte "Desculpe, não foi possível atender sua solicitação no momento. Tente novamente em alguns instantes. (COF.RPN01)".

Como resolver?

Até o momento, a Caixa Econômica Federal não informou sobre como resolver encontrados ao acessar o aplicativo. Por se tratar de um número muito grande de pessoas tentando consultar seu saldo, a demanda pode ter causado instabilidade no sistema gerando esses erros que fazem com que a conta do FGTS de trabalhadores não apareça na consulta.

Portanto, a recomendação é que você tente acessar o aplicativo FGTS em outros períodos do dia para verificar se as suas informações já foram normalizadas. Caso o trabalhador continue tentando consultar o saldo nos próximos dias e os dados não voltarem ao normal será preciso procurar uma agência da Caixa.

Aplicativo FGTS apresenta erro ao fazer login
Aplicativo FGTS apresenta erro ao fazer login