A Receita Federal em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) lançou um novo aplicativo que permite ao cidadão ter a versão digital do cartão de CPF no seu celular. De acordo com o secretário Especial da Receita, José Barroso Tostes Neto, o lançamento do aplicativo neste momento tem como prioridade restringir o atendimento presencial em função da pandemia da Covid-19. "A proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão. No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros", destacou o secretário.

Entre as funcionalidades o novo aplicativo possui a ferramenta ChatBot, tecnologia de inteligência artificial que irá auxiliar o cidadão no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF), a esclarecer dúvidas dos contribuintes bem como consultar outros detalhes como restituição, prazo para apresentação, multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.

App do CPF digital já pode ser baixado

Desde 2019 o CPF pode ser utilizado como documento único em órgãos federais no exercício de obrigações e direitos ou na obtenção de benefícios. Para o presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade, o aplicativo abre uma importante porta de serviços para o cidadão. "Esta iniciativa é mais uma prova que o cidadão brasileiro pode contar com ambas as instituições para promover o fortalecimento do serviço público e a expansão dos serviços digitais. Temos o sentimento de dever cumprido ao entregar mais este serviço ao contribuinte", declarou.

O app chamado CPF Digital já está disponível para download de forma gratuita nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.

A primeira versão do aplicativo utiliza tecnologia de inteligência artificial para identificação biométrica, por isso está disponível somente para os cidadãos que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso a pessoa não tenha a permissão para dirigir o app irá mostrar a seguinte mensagem "Validação biométrica indisponível, por favor procure atendimento com a Receita Federal do Brasil".

Lembrando que o novo aplicativo não serve para fazer o CPF pela primeira vez. Para isso, a Receita Federal liberou de forma gratuita pela internet a inscrição para pessoas de qualquer idade. Confira como fazer o CPF pela internet.

Como usar o aplicativo CPF Digital

  1. Faça o download do app na loja de aplicativos do seu celular (Google Play para sistema Android e App Store para iOS).
  2. Digite o número do seu CPF e sua data de nascimento.
  3. Leia e aceite os termos de uso do aplicativo.
  4. Faça a prova de vida (pisque os olhos, sorria, vire a cabeça até que o app detecte sua presença).
  5. Tire uma selfie. A foto deve mostrar bem o seu rosto pois será validada comparando os atributos do seu rosto com a base biométrica.
  6. Por fim, crie uma senha (PIN) de quatro dígitos.

Prazo para IRPF vai até 30 de junho

O governo federal estendeu o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de junho em função do estado de calamidade pública. O prazo original para envio do documento era até 30 de abril. De acordo com o balanço da Receita Federal, mais da metade dos contribuintes ainda não entregaram o IR. Até o momento cerca de 14 milhões de declarações foram enviadas das 32 milhões esperadas para 2020.