O Ministério da Cidadania informou que muitos brasileiros ainda seguem com seus cadastros em análise pela Dataprev. Pelo menos 10 milhões de pessoas que se cadastraram pelo aplicativo ou site da Caixa e do auxílio emergencial ainda aguardam uma resposta se vão ou não receber os R$ 600.

Destes 10 milhões, 5 estão em fase de reanálise de dados pela Dataprev - informações que apresentavam erros no cadastro, os chamados dados inconclusivos - que passam agora por uma segunda análise. Ainda, outros 5,1 milhões estão na primeira checagem de informações.

A Dataprev fez uma atualização no seu sistema, pois alguns cadastros haviam sido indevidamente reprovados devido a bancos de dados desatualizados do governo.

DATAPREV reanalisa pedidos do Auxílio Emergencial
DATAPREV reanalisa pedidos do Auxílio Emergencial

Nesta semana, o governo confirmou ainda uma 4ª parcela do auxílio emergencial, que será paga em julho, mas ainda com valor a ser definido. O Ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia anunciado sobre o corte gradativo do auxílio emergencial com o pagamento de mais uma ou duas parcelas com valor reduzido.

Como a DATAPREV analisa os dados

O Ministério da Cidadania informou que a verificação é feita em duas etapas. A primeira envolve uma varredura inicial da Dataprev que cruza os dados com outros sistemas do governo. Após isso, o Ministério reanalisa as informações recebidas e dá o aval final do benefício: aprovado, negado ou inconclusivo.

A partir daí, em caso de aprovação, os dados são enviados para a Caixa, que faz o pagamento por meio da poupança digital criada para o cidadão.

Pagamentos seguem acontecendo

Com a segunda parcela toda creditada nas contas sociais até o dia 25 de maio, nesta quinta-feira ocorre mais um pagamento da 2ª parcela para beneficiários do Bolsa Família. São 1,9 milhão de beneficiários com NIS terminado em 9 que recebem nesta quinta.

Já quem teve o cadastro aprovado após o dia 30 de abril, tem um novo calendário de pagamentos e recebe agora a 1ª parcela. Nesta quinta (28), nascidos em novembro vão receber a primeira parcela e podem efetuar os saques. Veja o calendário da 1ª parcela para quem foi aprovado depois de 30/04:

- 19 de maio (terça-feira) - Nascidos em Janeiro
- 20 de maio (quarta-feira) - Nascidos em Fevereiro
- 21 de maio (quinta-feira) - Nascidos em Março
- 22 de maio (sexta-feira) - Nascidos em Abril
- 23 de maio (sábado) - Nascidos em Maio, Junho e Julho
- 25 de maio (segunda-feira) - Nascidos em Agosto
- 26 de maio (terça-feira) - Nascidos em Setembro
- 27 de maio (quarta-feira) - Nascidos em Outubro
- 28 de maio (quinta-feira)- Nascidos em Novembro
- 29 de maio (sexta-feira)- Nascidos em Dezembro

A Caixa informou que todos os brasileiros com cadastros aprovados receberão as três parcelas do auxílio emergencial, mas não ao mesmo tempo. Pedro Guimarães, presidente do banco disse que "a regra do Ministério da Cidadania e do Governo é que quem recebeu a primeira parcela agora, esperará um mês para receber a segunda e outro mês para receber a terceira".

Até o dia 2 de julho é possível pedir o auxílio emergencial pelo aplicativo ou site. Quem tiver o cadastro aprovado receberá as 3 parcelas (ou mais, em caso de prorrogação do benefício por parte do governo).

- Saque do auxílio emergencial para quem se inscreveu pelo site e app começa no dia 30; veja todos os calendários

Para consultar em que situação está seu benefício, caso esteja encontrando dificuldades, você pode acessar agora os seguintes sites:

Já para fazer o pedido do seu auxílio emergencial, o site para este fim é o da Caixa Econômica Federal ou aplicativo 'Auxílio Emergencial' disponível para sistemas android e iOS.