Na última segunda-feira, 28 de agosto, teve início a fase de habilitação das empresas que possuem dívidas a receber e que estão interessadas em participar do Programa Desenrola Brasil.

A plataforma facilita a aproximação entre credores e devedores visando a renegociação de dívidas, tanto bancárias como não bancárias, abrangendo contas de luz, água, varejo e educação.

Agora, esta fase 3 do programa será aberta para que credores interessados se inscrevam. Essa etapa é direcionada agora para as pessoas que têm renda de até dois salários mínimos ou estão cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que suas dívidas não excedam o valor de R$ 5 mil em negativação.

3ª etapa de Renegociação de dívidas

Na 3ª etapa do Desenrola, a Plataforma estará acessível para todas as empresas que possuam dívidas a receber, incluindo bancos, varejistas, empresas de saneamento, companhias de distribuição de eletricidade, permitindo que elas aderiram ao programa e, em seguida, identifiquem e atualizam os valores de suas dívidas.

Os credores têm o período entre 28 de agosto e 9 de setembro para concluir a habilitação no Desenrola Brasil, que pode ser realizada no Portal Credor acessível através do site https://credor.negociedigital.com.br, usando o CNPJ com certificado digital.

Para efetivar a inscrição no programa, os credores precisam fazer um cadastro no Portal e assinar digitalmente o Termo de Adesão utilizando o CPF do representante legal registrado na Receita Federal.

Como renegociar pelo Desenrola?

Após realizar um processo competitivo por meio de um leilão de maior desconto, que determinará quais dívidas terão a cobertura de risco garantida pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO), o prazo para que os credores ofereçam descontos no processo competitivo será divulgado através do Portal Credor e do site gov.br/desenrola.

É importante ressaltar que esta fase do programa diz respeito à inscrição dos credores, à atualização das dívidas e à realização do leilão.

A fase do Programa onde os devedores poderão renegociar suas dívidas com os credores, está prevista para começar na última semana de setembro.

O Desenrola Brasil é um programa de emergência criado pelo Governo Federal para enfrentar a crise de inadimplência e auxiliar pessoas endividadas a renegociarem dívidas.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 70 milhões de indivíduos com registros negativos. Serão elegíveis para renegociação as dívidas negativadas nos bureaus de crédito no período de 2019 até 31 de dezembro de 2022. A participação de credores, beneficiários e bancos no programa é totalmente voluntária.