Para os jovens de 16 a 18 anos que desejam participar das eleições municipais deste ano, é fundamental estar atento ao prazo para tirar o título eleitoral, que se encerra em 8 de maio.

Este documento é essencial para exercer o direito do voto e contribuir ativamente nas escolhas dos representantes municipais, como prefeito, vice-prefeito e vereadores, que assumirão seus cargos pelos próximos quatro anos.

Entre 18 a 22 de março, a Justiça Eleitoral promoveu a Semana do Jovem Eleitor 2024, dedicada a incentivar a participação dos jovens no processo eleitoral. Nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi lançada a campanha "Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral - A sua voz vai fazer história", visando estimular o engajamento dos jovens na democracia.

Como tirar o 1º título de eleitor?

O procedimento para solicitar a 1ª via do título de eleitor pode ser realizado de forma online, através do sistema autoatendimento Título Net. Basta selecionar a opção "não tenho" e preencher os campos com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento.

É necessário também anexar quatro fotografias para comprovação da identidade, além de um comprovante de residência.

Após o envio da solicitação, o futuro eleitor pode acompanhar o processo pela internet e, em seguida, dirigir-se ao cartório eleitoral mais próximo para emitir o título eleitoral. O cadastramento biométrico também deve ser realizado no prazo de 30 dias após a solicitação, e a versão digital do título pode ser baixada no aplicativo e-Título.

Voto facultativo e obrigatório

É importante destacar que o voto é facultativo para os jovens entre 16 e 18 anos, assim como para os idosos acima de 70 anos. Já para os adolescentes que completam 16 anos até a data das eleições, o alistamento eleitoral é obrigatório ao completarem 18 anos.

O não comparecimento às urnas pode acarretar problemas para emitir outros documentos e até mesmo para se matricular em instituições de ensino.

A Justiça Eleitoral disponibiliza um site dedicado ao jovem eleitor, com informações detalhadas sobre o processo eleitoral e a importância do voto para a cidadania.

As Eleições Municipais de 2024 estão marcadas para o dia 6 de outubro deste ano, com um eventual segundo turno agendado para o dia 27 do mesmo mês. Neste ano, os eleitores irão escolher os prefeitos e vereadores de cada município brasileiro.

É importante ressaltar que a data limite para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento é o dia 8 de maio. Para verificar a sua situação eleitoral, os cidadãos podem acessar o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).