Foram aplicadas as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA 2021. O INEP acabou adiando as avaliações do exame devido à pandemia e dificuldade de alocar os inscritos - foram 1.630.046 inscrições confirmadas.

O Encceja faz a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio para quem já passou da idade escolar. O Encceja, assim como o ENEM, não teve edição em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus e teve as provas aplicadas no dia 29 de agosto de 2021.

Para fazer o exame e tentar o certificado do ensino fundamental o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova. Já para tentar o certificado do ensino médio, a idade requerida é 18 anos completos.

As avaliações ocorreram no dia 29 de agosto segundo a nova nota divulgada pelo INEP. Dos 1,6 milhão de inscritos, 301 mil buscam a certificação no ensino fundamental e 1,3 milhão tentam o diploma do ensino médio. Os gabaritos saem no dia 1/9 pelo site do INEP.

O INEP informou que qualquer pessoa fora da idade escolar - mais de 15 anos para ensino fundamental ou 18 anos para o ensino médio - pôde se inscrever, tanto aqueles que estão frequentando ou quem nunca frequentou a escola. O participante teve que escolher, no sistema, as áreas de conhecimento que ainda não obteve a nota mínima em edições anteriores do exame. É possível obter o certificado em uma única edição, conquistando a nota mínima nas quatro áreas de conhecimento e redação, ou ir acumulando as declarações parciais de proficiência até ter nota em todas as áreas e, assim, pedir o certificado. Os participantes com mais de 18 anos podem obter o diploma do ensino médio, mesmo sem terem concluído o fundamental.

Inscrição no Encceja 2021

A inscrição no Encceja abriu às 18h de 11/01 e terminou às 23h59min de 25 de janeiro. O login agora é único no portal do governo, que visa centralizar todos os dados do cidadão. Assim, as inscrições do Encceja desta edição já ocorreram pelo site do INEP e também pelo site unificado do governo, em acesso.gov.br. A inscrição era gratuita.

O governo pretende unificar todos os serviços digitais de órgãos públicos e é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços da União.

Quem se inscreveu na edição passada do Exame (2019) mas não compareceu e não justificou a ausência teve ainda que pagar uma multa de R$ 40,00 pelos custos de organização do órgão e impressão de provas - este pagamento pôde ser feito até o dia 27 de janeiro. O pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser gerada no sistema de inscrição.

- Veja a página oficial do Encceja 2020

Como serão as provas do Encceja

Os inscritos na edição 2020/2021 passarão por quatro provas objetivas, além da redação. Para a certificação no ensino fundamental, as provas envolveram as seguintes áreas de conhecimento:

  • Ciências;
  • Matemática;
  • Língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), artes, educação física e redação;
  • História e geografia.

Já as provas de certificação do ensino médio tiveram conteúdos de:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física); e redação;
  • Ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Cada uma das provas terá 30 questões de múltipla escolha e a redação valerá 5 pontos.
A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação. Para Língua Estrangeira Moderna, o participante realizará as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.

As provas do Encceja ocorreram dia 29 de agosto de 2021, nos dois turnos, com portões de acesso aos locais de provas abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas aplicadas pela manhã; e abertos às 14h30 e fechados às 15h15, para as provas aplicadas à tarde, de acordo com o horário de Brasília-DF. Será obrigatório o uso de máscara de proteção à Covid-19 para realizar as provas.

As provas foram das 9h às 13h na manhã e das 15h30 às 20h30 no período da tarde.

O cálculo das notas nas provas objetivas tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). O desempenho do participante na prova objetiva, calculado com base na TRI, será quantificado em cada prova numa escala de proficiência com média 100 e desvio-padrão de 20 pontos. A nota global da redação será atribuída numa escala que varia de 0 a 10.

O Encceja é realizado desde 2002 com auxílio das secretarias estaduais e municipais de Educação pelo país. O diploma de quem é aprovado no Encceja vale da mesma forma que os demais que se formam dentro da idade escolar e é emitido pelas Secretarias Estaduais em caso de aprovação.

- Veja o edital de abertura com todas as normas do ENCCEJA 2020/2021