Já pode ser acessado o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2020, que ocorrerá em janeiro de 2021. Os inscritos podem consultar a data, hora e o local de aplicação do exame. O Enem impresso ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro para 5.783.357 de estudantes inscritos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda ainda que o candidato imprima o documento e leve no dia de realização do exame, junto com um documento oficial com foto. Caso o candidato não consiga acessar o site de consulta, uma nova tentativa deve ser feita mais tarde, visto que muitos candidatos vêm reclamando de instabilidade no site.

- Acesse a página do participante do INEP e consulte o local de prova do ENEM

No documento de confirmação constam também informações como número de inscrição e o registro da hora e data do exame. O resultado do Enem está previsto para ser divulgado em 29 de março.

A consulta aos locais pode ser feita também pelo aplicativo oficial do Enem para Android e iOS.

Além da versão impressa, a edição deste ano terá uma prova digital para 100 mil inscritos - esta ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Datas e horários do ENEM

As provas do ENEM ocorrerão em dois domingos, 17 e 24 de janeiro de 2021, ambas no turno da tarde. No primeiro domingo do exame são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo domingo serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

O INEP alterou o horário de abertura dos portões, antecipado agora em meia hora (passou das 12h para 11h30). A medida é para evitar aglomerações e proteger os candidatos contra a Covid-19. O MEC lembra ainda que a aplicação das provas seguirá o horário oficial de Brasília, sendo:

  • 11h30 - Abertura dos portões;
  • 13h - Fechamento dos portões;
  • 13h30 - Início das provas;
  • 19h - Término das provas do 1º dia;
  • 18h30 - Término das provas 2º dia.

A prova terá uma redação e 45 questões em cada uma das 4 áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

ENEM para estudantes com Covid-19

Quem for diagnosticado com Covid-19 dias antes da realização das provas poderá também fazer o exame em outra data. As datas marcadas para este grupo são 24 e 25 de fevereiro.

Também poderá pedir para participar da reaplicação da prova em fevereiro quem estiver diagnosticado com outras doenças contagiosas, como: coqueluche, difteria, meningite, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola ou varicela.

O Inep orienta o participante que tenha sintomas da Covid-19 no dia ou na véspera da realização do Enem a entrar em contato também pela Central de Atendimento, no número 0800-616161, para informar o caso.

O MEC disponibiliza ainda uma página com respostas para dúvidas gerais dos candidatos - veja.