A equipe de transição do Governo Federal afirmou que a fila de espera para a concessão do benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já está em 5,5 milhões de brasileiros que aguardam para começar a receber algum benefício.

O levantamento é referente ao mês de setembro deste ano e abrange pessoas que aguardam a concessão de todos os tipos de benefício, como aposentadoria e auxílio-doença, há mais de 45 dias (prazo máximo para análise) e também aos cidadãos que entraram com recurso por terem o benefício negado.

Fabiano Silva dos Santos, advogado e integrante do grupo de transição de governo que trata da previdência social, diz que a intenção da equipe é fazer com que o Dataprev seja resgatado.

Sistema Dataprev do Governo

A Dataprev é a empresa pública responsável pelo processamento e pagamento de benefícios, para o Ministério da Previdência Social. "É uma empresa que foi sucateada. Tem que fazer concursos para trazer mais pessoas para trabalhar lá, pois além do INSS, eles atendem também Auxílio Brasil", explica.

O sistema é responsável pela tecnologia para programas sociais do governo, no qual processa os pagamentos de cerca de 35 milhões de benefícios previdenciários todos os meses. O órgão passou a trabalhar para o Ministério da Economia durante a gestão de Bolsonaro.

Na campanha presidencial, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a recriação do Ministério da Previdência Social.

Fortalecimento da Previdência Social

Para o advogado, existe uma grande necessidade que a Previdência Social seja fortalecida, inclusive por parte de membros do próprio INSS. "Precisamos recuperar o bom atendimento do instituto", afirma Santos. No dia de hoje, o grupo deve entregar à Previdência Social um relatório com sugestões para que sejam colocadas em prática a partir de 2023.

Desde que foi utilizado um robô para as análises dos pedidos de benefício do INSS, mais pedidos começaram a ser negados de forma automática. Isso ocorre devido aos cadastros normalmente conter erros, necessitando de uma análise de um servidor, e não de um robô, segundo especialistas.

Quando uma Inteligência Artificial nega o benefício, o cidadão sai da fila da análise e entra na fila do recurso. Além do mais, desde setembro, o painel online do Conselho de Recursos da Previdência Social com dados do Dataprev, na qual deixa públicas informações como o número de processos e recursos recebidos, não está sendo atualizado.