O Governo Federal, por meio do MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) e em parceria ao aplicativo WhatsApp e o grupo Robbu, lançou um serviço inédito de envio de alertas de desastres através do aplicativo para todo Brasil.

Na última quarta-feira (29), Daniel Ferreira, ministro do Desenvolvimento Regional, assinou o ACT (Acordo de Cooperação Técnica) para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto, que entrará em vigor para a população brasileira em até 60 dias.

Hoje, a população vem recebendo notificações para alertas de desastres por SMS, Telegram, TV por assinatura e pelo Google. A ampliação do serviço para a modalidade de WhatsApp é uma iniciativa inovadora do mundo e que atende a uma importante demanda da Defesa Civil Nacional.

Para o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, "Ter toda essa estrutura e permitir que o cidadão seja alertado de um perigo e possa, por meio da ferramenta e do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), receber orientações sobre medidas de autoproteção, que é a principal metodologia de prevenção de desastre, era um grande sonho". O secretário ainda ressalta que "Nunca saberemos quantas vidas o WhatsApp vai salvar de agora em diante, mas podem ter certeza de que serão muitas".

Como receber mensagens de alertas de desastres via WhatsApp?

Para que o cidadão tenha acesso ao serviço, é preciso se cadastrar através de um contato, e, em seguida, interagir com o chatbot.

Após, o usuário compartilha sua localização atual ou uma de seu interesse, e assim, começa a receber alertas para esta região, além de dicas de autoproteção, quais as melhores rotas disponíveis de evacuação em caso de desastres e até alertas ativos em outros estados do Brasil.

Qual o número para se cadastrar?

Para os usuários que tenham interesse em receber os alertas pelo WhatsApp, já podem acessar o canal oficial da Defesa Civil Nacional e se cadastrar. Para isso, envie um "oi" para o WhatsApp do número 61 2034-4611 e inicie a interação.

O serviço de alertas é integrado à IDAP (Interface de Divulgação de Alertas Públicos). E assim que estiver funcionando, o usuário será informado pelo chatbot.