Na última terça-feira (28), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que seria pago aos beneficiários do auxílio-gás o valor de um botijão de gás a cada mês, e não mais a cada dois meses como acontece atualmente.

A fala ocorreu no momento em que Lira participava de uma entrega de casas em Maceió, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. O presidente da Câmara ressaltou sobre o aumento do vale-gás e do Auxílio Brasil, e que medidas que estão sendo discutidas pelo governo federal e por lideranças do Congresso, mas que ainda nada está aprovado.

"Essa semana nasce já no Congresso, junto com o presidente Bolsonaro, a ideia do governo de dar a todos os integrantes do Renda Brasil (Auxílio Brasil) mais 200 reais para ajudar nesse sofrimento. Para aprovarmos o dobro do vale gás para os mais necessitados. Quem recebe um botijão de gás a cada dois meses, vai receber um botijão a cada mês", disse Lira.

Senado discute aumento de valor, mas pagamentos seguem bimestrais

No entanto, na discussão que ocorre no Senado da PEC dos Combustíveis o valor do Auxílio-Gás deve dobrar, mas o prazo seria o mesmo com pagamentos bimestrais.

O relator do projeto, Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) disse que o pagamento dessas "medidas emergenciais transitórias" começarão em 1° de agosto. No entanto, o vale-gás seguirá sendo bimestral, mas com valor em dobro - atualmente o governo paga R$ 53 a cada dois meses de auxílio-gás.

O substitutivo de Bezerra também prevê "zerar a fila de espera" de beneficiários do Auxílio Brasil.

Auxílio-gás nacional

O auxílio-gás nacional (ou vale-gás), foi criado ano passado e destinado a cerca de 5,5 milhões de famílias de baixa renda. Atualmente,o repasse é feito a cada dois meses e o valor do benefício corresponde a 50% da média do valor de um botijão de gás de 13kg. O valor repassado para os beneficiários no mês de junho foi de R$ 53, o que em muitos estados fica abaixo da média nacional do produto.

Até agora, os pagamentos aconteceram nos meses de fevereiro, abril e junho de 2022. A intenção do governo é aumentar o número de famílias beneficiadas e também o valor do auxílio. Além disso, também deve haver um aumento na periodicidade do pagamento.

Em dezembro de 2021, o governo liberou uma parcela do auxílio-gás para as vítimas das fortes chuvas da Bahia e de Minas Gerais.

Caso a proposta seja aprovada, os beneficiários terão o direito de receber mais seis parcelas do auxílio-gás ainda em 2022, pagas nos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Porém, após esse período, o programa retornará com seu formato original, com pagamentos bimestrais.