O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que está revisando o cronograma de divulgação dos resultados do Censo 2022 relacionados à idade e ao gênero da população brasileira, após ter adiado a data originalmente prevista.

Na última sexta-feira (1), o IBGE anunciou o adiamento indeterminado da divulgação dos dados estatísticos detalhados, que originalmente estava programada para acontecer nesta quarta-feira (6).

Quando questionado sobre os motivos para o adiamento, o IBGE, por meio de sua assessoria, explicou que não havia uma razão específica para o atraso. A assessoria do instituto esclareceu que o cronograma ainda não estava completamente definido, e apenas algumas datas de divulgação tinham sido anunciadas anteriormente. Além disso, destacou que, com a chegada da nova direção, seria natural que esses e outros aspectos pudessem ser reavaliados.

Desde o final de junho, o IBGE compartilhou informações sobre o tamanho total da população brasileira, que ultrapassa ligeiramente os 203 milhões de indivíduos, bem como as populações indígena, que somam 1,69 milhão, e quilombola, com 1,32 milhão de pessoas. A diretoria do instituto ainda não determinou as datas para os próximos comunicados.

Último Censo ocorreu há mais de 10 anos

Originalmente, havia a expectativa de que o IBGE realizasse uma nova contagem da população brasileira em 2015, no entanto, a falta de recursos financeiros do governo federal adiou a análise naquele ano.

Isso, de acordo com o próprio instituto, contribuiu para a diferença entre as estimativas iniciais dos responsáveis pelo censo de 2022, que previam uma população superior a 213,3 milhões de habitantes, e o resultado final divulgado no final de junho, com 10 milhões a menos de pessoas.

Além disso, em 2020, a pandemia da covid-19 agravou ainda mais os problemas financeiros e logísticos, impedindo os recenseadores de efetuarem as visitas domiciliares. Somente em agosto do ano passado, com um atraso de dois anos, o recenseamento começou a ser efetivamente realizado.

O site do IBGE ressalta que os resultados de cada novo censo demográfico desenham um retrato completo e confiável do país, exercendo um papel de extrema importância tanto para o governo quanto para a sociedade.

"O censo fornece informações atualizadas e precisas que são essenciais para orientar o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas e para a tomada de decisões de investimento, tanto pelo setor público quanto pelo setor privado", destaca o instituto.