Estão abertas as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A prova é voltada para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.

Para participar é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. A participação é voluntária, gratuita - para quem não faltou à última edição.

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

Neste ano, o exame contará com algumas novidades:

  • Inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual.
  • Correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.
  • Laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise.
  • Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Prepare-se: Apostila ENCCEJA para estudar de forma disciplinada e organizada

Confira abaixo todos os detalhes das inscrições - como fazer e até quando.

Encceja 2023: inscrições abertas

Os interessados poderão se inscrever pelo Sistema Encceja até o dia 2 de junho. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social.

- Clique aqui para acessar o Sistema Encceja.

Ao se inscrever, o participante deverá indicar a unidade da Federação e o município onde deseja fazer as provas, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação (fundamental ou médio) e as áreas de conhecimento em que quer ser avaliado.

O participante que faltou à prova de todas as áreas em que se inscreveu no Encceja 2022, e não justificou sua ausência ou teve a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, caso queira fazer o Encceja 2023.

O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

Login Unico

Para acessar algumas das principais informações sobre a participação no Encceja, o participante precisa utilizar o login único de acesso à plataforma gov.br. Caso não lembre a senha da conta cadastrada, é possível verificar e recuperá-la. A senha é necessária, por exemplo, para consultar o local de prova e outras informações do Cartão de Confirmação de Inscrição, como os horários da aplicação.

O cronograma completo do Encceja Nacional 2023 é o seguinte:

Evento Data
Justificativa de Ausência no Encceja 2022 Justificativa de ausência 3/4/23 a 14/4/23
Resultado 24/4/23
Recurso 24/4/23 a 28/4/23
Resultado do Recurso 2/5/23
Inscrição 22/5/23 a 2/6/23
Ressarcimento 22/5/23 a 9/6/23
Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social Solicitação 22/5/23 a 2/6/23
Resultado 12/6/23
Recurso 12/6/23 a 16/6/23
Resultado do Recurso 19/6/23
Aplicação Ensino Fundamental e Médio 27/8/23

Provas em agosto

As provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, serão aplicadas no dia 27 de agosto. A aplicação do Encceja Nacional 2023 seguirá os horários abaixo:

Manhã
Abertura dos portões 8h
Fechamento dos portões 8h45
Início das provas 9h
Término das provas 13h
Tarde
Abertura dos portões 14h30
Fechamento dos portões 15h15
Início das provas 15h30
Término das provas 20h30

Os municípios de aplicação serão divulgados no sistema de inscrição e no Portal do Inep, no endereço https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja.

Prepare-se: Apostila ENCCEJA para estudo de forma disciplinada e organizada

Estrutura do Exame

O Encceja Nacional 2023 é estruturado a partir de Matrizes de Referência, disponíveis no Portal do Inep.

O Exame será constituído de 4 provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 (trinta) questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Para o ensino fundamental serão 4 provas objetivas que avaliarão as seguintes áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares:

Área de conhecimento Componentes curriculares Turno Duração
Prova I: Ciências Naturais Ciências Matutino 4 horas
Prova II: Matemática Matemática Matutino 4 horas
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física Vespertino 5 horas
Prova IV: História e Geografia História, Geografia, Filosofia e Sociologia Vespertino 5 horas

Já para o ensino médio serão 4 provas objetivas que avaliarão as seguintes áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares:

Área de conhecimento Componentes curriculares Turno Duração
Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química, Física e Biologia Matutino 4 horas
Prova II: Matemática e suas Tecnologias Matemática Matutino 4 horas
Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física Vespertino 5 horas
Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias História, Geografia, Filosofia e Sociologia Vespertino 5 horas

O Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.

O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.