Os mais de 19 milhões de beneficiários do Bolsa Família receberam uma importante notícia na manhã desta sexta-feira de 1º de agosto. Através de uma portaria divulgada no Diário Oficial da União, o Governo informou que alguns municípios brasileiros tiveram confirmada a situação de emergência por conta da ocorrência de eventos climáticos recentes.

Dentre outros fatores, a divulgação desta lista pode gerar o pagamento antecipado da parcela do Bolsa Família nestas cidades - são 10 do nordeste. Este procedimento está previsto no atual regulamento do programa e tem o objetivo de auxiliar os afetados com a antecipação de renda, já que as famílias contempladas estariam em situação de extrema vulnerabilidade social.

Bolsa Família: 10 cidades podem ter pagamento antecipado

De acordo com a portaria emitida pelo Governo Federal nesta sexta-feira (1), as seguintes cidades tiveram confirmada a situação de emergência são da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte. Veja:

ESTADO CIDADE EVENTO CLIMÁTICO DATA DO PEDIDO
Bahia Canudos Estiagem 17/07/2025
Ceará Acopiara Estiagem 22/07/2025
Boa Viagem Estiagem 23/07/2025
Jaguaribe Seca 09/07/2025
Monsenhor Tabosa Estiagem 07/07/2025
Maranhão Palmeirândia Chuvas intensas 02/07/2025
Paraíba Camalaú Estiagem 18/07/2025
Remígio Estiagem 09/07/2025
São José do Sabugi Estiagem 16/07/2025
Rio Grande do Norte Lagoa de Pedras Seca 09/07/2025

As cidades listadas acima, a partir de agora, integram a relação de pré-candidatas para a antecipação da parcela do Bolsa Família. A seleção ainda é feita conforme a gravidade dos eventos climáticos de cada cidade e por isso, ainda não é possível confirmar que os municípios citados tenham a próxima parcela antecipada.

A divulgação da lista oficial das cidades que terão o pagamento da parcela do Bolsa Família realizado no 1º dia do calendário é feita somente na abertura do ciclo, através dos canais de comunicação do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social).

É importante destacar também que, pelo fato da folha de pagamento da parcela de agosto ainda estar em andamento e não ter sido finalizada, a probabilidade é maior de estarem já na lista do pagamento antecipado de agosto.

Além destas cidades, uma outra portaria recente divulgou outros municípios em estado de emergência.

Calendário de agosto começa dia 18

Conforme o cronograma apresentado oficialmente pelo Governo Federal, pelo MDS e pela CAIXA, o ciclo de agosto do Bolsa Família se inicia no dia 18 e se estende até o dia 29. A divisão das datas é feita de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social).

O ciclo de agosto não terá intervalos por feriados e terá a seguinte distribuição de datas:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 18 de agosto Segunda-feira
2 19 de agosto Terça-feira
3 20 de agosto Quarta-feira
4 21 de agosto Quinta-feira
5 22 de agosto Sexta-feira
6 25 de agosto Segunda-feira
7 26 de agosto Terça-feira
8 27 de agosto Quarta-feira
9 28 de agosto Quinta-feira
0 29 de agosto Sexta-feira

A projeção, de acordo com os dados oficiais, é de que o custo do ciclo de agosto do Bolsa Família aos cofres públicos seja de aproximadamente R$ 13 bilhões. Ao longo de todo o ano de 2025, a previsão é de que o financiamento do Bolsa Família tenha um custo de R$ 160 bilhões.

Para reduzir o gasto com o programa, o Governo Federal optou por aumentar a fiscalização periódica dos cadastros e reduzir ao máximo o número de beneficiários irregulares. Ajustes pontuais nas regras do programa também estão sendo praticadas desde o início deste ano.