Desde o dia 20 de novembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a antecipação de perícias médicas para 9 mil cidadãos que aguardavam o exame por mais de 100 dias para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência. Contudo, o esforço para atender essa parcela mais vulnerável tem enfrentado desafios, com faltas superando os agendamentos.

Os cidadãos que tiveram o atendimento presencial antecipado recebem notificações via aplicativo Meu INSS, telefone da Central 135, e-mail ([email protected]), e SMS pelos números 29230, 27030 e 92716, ou pelo "torpedo" do INSS: 28041.

Apesar dos esforços, dados do dia 23 de novembro revelam que, das 79 pessoas com perícias antecipadas, apenas 18 compareceram. Desde o início do programa, dos 341 agendamentos, somente 91 (26,6%) se apresentaram para o exame.

Como saber se o atendimento será antecipado?

Para verificar se seu agendamento foi antecipado, acesse o Meu INSS ou ligue para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Lembre-se de levar documentos relevantes, como atestados, exames, laudos e receitas, além de um documento de identificação com foto.

O não comparecimento pode resultar em desistência ou indeferimento do pedido. O resultado da perícia estará disponível online após as 21 horas do dia do atendimento, mas se houver atrasos, entre em contato com a Central 135.

Como consultar o agendamento?

Veja abaixo o passo a passo para consultar agendamento:

  • Acesse o Meu INSS
  • Clique em "Consultar Pedidos"
  • Em seguida, clique em "Detalhar"

Atualmente, mais de 409 mil pessoas aguardam na fila do BPC, com mais de 256 mil esperando há mais de 45 dias. A antecipação de perícias faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).

Quem tem direito ao BPC:

  • Pessoa com deficiência
  • Renda familiar de até ¼ do salário-mínimo per capita (R$ 330)
  • Não é necessário ter contribuído para o INSS
  • Não possui direito ao 13º salário e não é revertido em pensão por morte.

Mantenha seus dados atualizados para facilitar a comunicação com o INSS. Em caso de mudanças, atualize informações pelo telefone 135 ou no site Meu INSS. Fique atento às notificações e garanta seus direitos.