A declaração anual do Imposto de Renda é uma obrigação fiscal que deve ser cumprida por todas as pessoas físicas que tiveram rendimentos acima de determinado limite estabelecido pela Receita Federal no ano anterior. A declaração deve ser feita no prazo estabelecido pela Receita Federal, que neste ano vai de 15 de março até 31 de maio.

Além disso, é fundamental que o contribuinte esteja atento às informações prestadas na declaração. É dito isso, pois a Receita Federal realiza cruzamento de dados e pode verificar inconsistências ou divergências entre as informações declaradas e as que constam em outras fontes, como empresas e bancos.

E uma dúvida que muitos trabalhadores têm na hora de declarar, é se é necessário fazer a declaração de saques do FGTS. E se essa também for a sua dúvida, confira abaixo, todos os detalhes sobre a questão.

O Imposto de Renda é cobrado pelo governo brasileiro sobre a renda obtida por pessoas físicas e jurídicas. Ele é calculado com base nos rendimentos de cada contribuinte, e a alíquota varia de acordo com o valor da renda declarada.

Para as pessoas físicas, a declaração do Imposto de Renda deve ser feita anualmente, no período de março a abril, através do programa de declaração da Receita Federal. Os valores declarados servem de base para o cálculo do imposto a ser pago ou para a restituição caso o contribuinte tenha pago mais do que o devido.

Já para as empresas, o Imposto de Renda é calculado sobre o lucro obtido em cada ano fiscal. O pagamento do imposto é obrigatório e tem como finalidade financiar as despesas do governo em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança, entre outras.

Quem sacou o FGTS precisa declarar IR?

Em suma, ter recebido o FGTS em 2022 não te obriga a declarar o Imposto de Renda 2023. Entretanto, quem precisa fazer a declaração e sacou o dinheiro do fundo, deve informar o valor na ficha de rendimentos.

Essa exigência é válida tanto para quem fez o saque-aniversário, quanto para quem tirou recursos do FGTS para a compra de imóveis, realizou o saque depois da demissão. Ou ainda, por qualquer outro motivo que possibilite a retirada do dinheiro.

Como declarar saques do FGTS no IR 2023?

Os valores sacados do FGTS não são tributáveis. Entretanto, precisam ser informador na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", conforme o passo a passo abaixo:

  • Abra o programa de preenchimento da declaração do IR 2023;
  • Em seguida, no menu esquerdo do programa, acesse a ficha de preenchimento > Novo;
  • Depois, escolha o Tipo do Rendimento pelo código 04;
  • Logo após, selecione o beneficiário: pode ser titular ou dependente;
  • Feito isso, informe o CNPJ e o nome da fonte pagadora (No caso do FGTS, a fonte é a Caixa Econômica Federal - CNPJ 00.360.305/0001-04).
  • Logo após, digite o valor total do saque em 2022;
  • Por fim, toque em OK.