O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibilizou uma ferramenta para facilitar o dia a dia dos aposentados e pensionistas. A plataforma Meu INSS pode ser acessada pela internet por meio do computador ou aplicativo de celular e oferece diversos serviços que podem ser feitos de forma online, como a solicitação de aposentadoria, a verificação do resultado de benefício por incapacidade e até mesmo a consulta ao extrato de pagamento, extrato de contribuição CNIS e extrato de empréstimo consignado.

Por meio do aplicativo Meu INSS o segurado pode ainda fazer o agendamento de perícia, atualizar os dados cadastrais e simular, com base nos dados registrados no sistema, quanto tempo falta para se aposentar por idade.

Para ter acesso ao app ou site Meu INSS o cidadão precisa ter uma conta ativa na plataforma Gov.br do governo federal. Para se cadastrar no portal basta acessar o endereço eletrônico gov.br e informar número de CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS.

Como consultar o extrato de pagamento do INSS

O aposentado ou pensionista que deseja consultar os comprovantes de pagamento dos benefícios que recebe do INSS poderá acessar o documento pelo site ou aplicativo Meu INSS. O extrato de pagamento do benefício mostra os valores, a data e o banco onde o benefício foi depositado. Veja abaixo como consultar:

  • Faça login no site/app Meu INSS;
  • Clique na opção Extrato de Pagamento;
  • Selecione o mês que deseja consultar;
  • Clique em baixar PDF para salvar o documento.

Caso queira retirar o documento em alguma agência o segurado poderá agendar um atendimento clicando em Agendamentos/Solicitações, depois em Novo requerimento e digitar "extrato de pagamento". O serviço é gratuito e tem atendimento imediato. Em caso de dúvidas o cidadão pode ligar para a Central do INSS no telefone 135.

Como tirar o extrato de Contribuição (CNIS)

O Meu INSS oferece também a possibilidade de consultar o extrato de todas as contribuições previdenciárias registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O CNIS, ou extrato previdenciário, é um documento que reúne todas as informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores, como dados de vínculos empregatícios desde 1976, remunerações mensais a partir de 1990 e recolhimentos dos contribuintes individuais desde 1979.

No extrato de contribuição CNIS o cidadão poderá consultar informações como nome do empregador, o período trabalhado, a remuneração/salário recebido e as contribuições realizadas em Guia de Previdência Social (GPS) por conta própria ou como prestador de serviço. Veja abaixo como fazer a consulta:

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique em Extrato de Contribuição (CNIS) ou pesquise o nome do serviço na barra "Do que você precisa?"
  • Clique em baixar para salvar o documento em PDF

Se quiser pegar o documento em alguma agência do INSS o segurado pode seguir os seguintes passos:

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique em: agendamentos/solicitações;
  • Clique em: Novo Requerimento;
  • Digite o nome do serviço e siga as orientações.

Caso ao tentar acessar um extrato o Meu INSS exiba a mensagem "Não foi possível acessar o sistema. Verifique se os dados estão corretos." isso significa que o cidadão está acessando uma versão antiga do site.

Dessa forma, o navegador de internet utilizado para acessar o site do INSS (Google Chrome ou Mozilla Firefox) guarda o histório de sites acessados e, portanto, é necessário limpar o cache de navegação para solucionar o problema. Para isso, pode-se abrir uma janela anônima/privativa toda vez que for acessar o site ou limpar o cache do navegador de internet.

Obter extrato de empréstimo consignado

Outro serviço disponível na plataforma Meu INSS é a consulta ao extrato de empréstimo consignado para que aposentados e pensionistas possam verificar se há empréstimos que geram desconto no seu benefício do INSS.

Ao acessar o documento, o segurado poderá verificar informações como os valores das parcelas, os prazos e a margem disponível para realizar novos empréstimos. Veja como fazer:

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique na opção "Extrato de empréstimo";
  • Consulte as informações de cada benefício previdenciário, caso receba mais de um;
  • Clique em baixar PDF para salvar o arquivo.