A partir de fevereiro, o programa Minha Casa Minha Vida terá seu retorno após ter sido substituído pelo programa Casa Verde e Amarela durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A data já foi definida por Lula: no próximo dia 14 de fevereiro o presidente participará de um evento para inaugurar o projeto social que tem como objetivo facilitar a conquista da casa própria para as famílias de baixa renda. Desta forma, o estado da Bahia foi o escolhido para sediar o evento, que foi confirmado pelo governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), aliado de Lula. A Bahia foi um dos maiores colégios eleitorais que elegeu o atual presidente nas eleições do ano passado.

O governador baiano disse que Lula deverá anunciar a entrega de mais de 500 apartamentos da região de Santo Amaro da Purificação, localizada no chamado Recôncavo baiano. A alteração dos programas Casa Verde e Amarela para o Minha Casa, Minha Vida deverá ser feita através de uma MP (Medida Provisória).

Desta forma, assim que o presidente Lula assinar a MP, o documento vai ter força de lei, e não terá a necessidade da aprovação prévia pelo Congresso Nacional.

Mudanças no programa habitacional do Governo

Além do nome, o governo de Lula pretende realizar uma série de mudanças no modelo do programa habitacional. A ideia dos ministros é facilitar ainda mais a conquista da casa própria para as famílias mais pobres. No entanto, o modelo final do projeto ainda não foi revelado.

"Eu não conheço ainda qual vai ser o desenho. Mas ele (Lula) e o Rui Costa (ministro da Casa Civil) vão dar uma ênfase em famílias de renda mais baixa", disse Jerônimo, governador da Bahia.

O governador baiano esteve em Brasília/DF na semana participando de uma reunião de Lula com os 27 governadores brasileiros.

Após assumir a presidência, a Bahia foi um dos primeiros estados visitados por Lula. Depois das viagens diplomáticas para a Argentina e Uruguai, Lula deve iniciar viagens internas e um dos primeiros destinos será o estado que o apoia amplamente.

Lançamento Bolsa Família 2023

No estado do Piauí, o presidente Lula deverá lançar ainda o Novo Bolsa Família em 2023. O programa social foi criado em 2003 pelo petista. Em 2021, o ex-presidente Bolsonaro havia alterado o nome para Auxílio Brasil, buscando desvincular o programa à imagem dos governos petistas.

Para o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), o programa deverá ser lançado também no mês de fevereiro. No entanto, ainda não foi divulgada a data nem o local que acontecerá o evento, embora neste caso, o Piauí seja favorito.

Além da continuidade dos R$ 600, a nova versão do Bolsa Família também poderá contar com um adicional de R$ 150 por filho menor de seis anos. Também deverá ser realizada uma espécie de pente-fino para descobrir quem realmente necessita do benefício.

Calendário Bolsa Família fevereiro de 2023

Os pagamentos do Bolsa Família de janeiro está no fim. Hoje, 30, recebem os portadores do NIS final 9 (Número de Idenficação Social). Já na terça-feira (31), recebem o NIS final 0.

O calendário de pagamentos do ano já foi divulgado e no dia 13 de fevereiro começam os pagamentos do novo mês. Veja abaixo o calendário completo de fevereiro de 2023:

NIS Final Data de pagamento
1 13 de fevereiro
2 14 de fevereiro
3 15 de fevereiro
4 16 de fevereiro
5 17 de fevereiro
6 22 de fevereiro
7 23 de fevereiro
8 24 de fevereiro
9 27 de fevereiro
0 28 de fevereiro

Calendário do Bolsa Família

Calendário do Bolsa Família
Calendário do Bolsa Família

O governo federal já divulgou as datas de pagamento para beneficiários do Bolsa Família em 2024. Para saber o dia em que o benefício cai na conta bancária, a família deve verificar o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão. Sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, a Caixa fará os pagamentos, um dia para cada NIS correspondente.