O Pix, sistema de pagamentos e transferências instantâneas já é uma das ferramentas bancárias mais utilizadas do Brasil e apesar de ter facilitado muito a vida da população no dia a dia, enganos podem ser cometidos ao utilizá-lo. Inclusive o de fazer um Pix para a conta errada.

E se isso acontecer, é possível resgatar o valor? O que fazer em uma situação dessas? Nesse artigo vamos te ajudar a enteder como tudo isso funciona de acordo com as novas regras de segurança do Banco Central. Confira abaixo.

Fiz um Pix para a conta errada, como recuperar o dinheiro?

Na verdade não existe uma maneira oficial de recuperar o dinheiro ou reverter a transferência de valores - já que o Pix é instantâneo - porém, de acordo com o Banco Central (BC), existem algumas ações possíveis e que costumam ser eficazes e que podem funcionar na devolução de um Pix errado. Veja abaixo.

O que fazer?

  1. Entre em contato com o recebedor: se você fez uma transferência para a pessoa errada e conhece essa pessoa, uma das formas mais simples de resolver é explicando a situação para a pessoa e pedindo a devolução do valor. Todas as instituições financeiras que usam o Pix possuem uma opção que permite reenviar o valor ao pagador sem qualquer custo, chamado de Mecanismo especial de devolução. O estorno pode levar 30 minutos em horário comercial e 1 hora fora do horário bancário;
  2. Entrar em contato com a instituição financeira: caso você não conheça a pessoa para a qual o Pix foi feito, a situação é um pouco mais complicada. A saída é entrar em contato com a sua instituição financeira e explicar o que aconteceu. Em muitos casos a instituição vai conseguir reverter a situação, porém, isso não é garantido;
  3. Tente encontrar a pessoa utilizando os dados do Pix: outra saída ainda é tentar identificar o recebedor por meio da própria chave, se for CPF, e-mail ou celular. Você pode usar essas informações para entrar em contato e fazer uma tentativa de resgate do valor. Entratanto se o envio for feito para uma chave-aleatória fica mais difícil, já que essa alternativa serve justamente para dar mais privacidade ao recebedor. Nesse caso, ainda pode-se tentar entrar em contato com a agência bancária à qual aquela chave Pix está cadastrada e solicitar que o banco entre em contato com ele (pois eles não poderão passar os dados do cliente deles para você).

Se nenhuma dessas ações for eficaz, resta a você torcer pelo bom senso do recebedor. Talvez ele perceba o valor na conta, entenda que foi um engano e faça a devolução pra você. Inclusive, vale lembrar: se você receber um Pix por engano, devolva também!

Como evitar esse tipo de situação?

Para se proteger e evitar o envio de dinheiro para contas/pessoas erradas a melhor forma é usar e abusar da atenção no momento de fazer o Pix. Confirme a chave que deve ser usada na transferência e inclusive peça para o recebedor conferir porque ele pode se enganar na hora de passar a chave para você.

Qualquer letra ou número diferente ou em ordem diferente é suficiente para que o valor seja enviado a outro destinatário. Então "o seguro morreu de velho", não é mesmo? Tome cuidado ao fazer o envio, sempre.

Recebi um Pix por engano: como devolver

Se a situação for a oposta, ou seja, você recebeu um valor por Pix que não é pra você, coloque-se no lugar da pessoa que o enviou e procure devolvê-lo. Caso você conheça a pessoa que enviou o valor, o processo é mais simples, basta entrar em contato com ela.

Isso também vale para o caso de a chave-pix informar dados da pessoa ou empresa que enviou o valor. Mas caso você realmente não saiba de onde vem o dinheiro e não conseguir contato com o dono do valor, você pode acionar seu banco explicando a situação e informando que deseja devolver o valor.

Vale lembrar que caso o valor não seja devolvido, o artigo 169 do Código Penal pode enquadrar essa situação como apropriação indébita, um crime com pena prevista de reclusão entre 1 mês e 1 ano. Então, na dúvida, é melhor devolver, né?