Os interessados em participar da lista de espera do Prouni 2021 têm até esta terça-feira, 02 de março, para fazer sua inscrição. A lista é destinada para os candidatos que ficaram de fora da primeira e segunda chamadas, divulgas em 19 de janeiro e 08 de fevereiro. A lista com a relação dos pré-selecionados nas etapas anteriores pode ser consultada no site do Prouni prouniportal.mec.gov.br. O cronograma do Prouni 2021 sofreu alteração no final de janeiro, quando o MEC prorrogou o prazo de confirmação de inscrição para os pré-selecionados na 1ª chamada. O resultado da lista de espera será divulgado na sexta-feira, 05 de março.

A decisão que alterou o cronograma foi publicada no Diário Oficial da União e determinou o adiamento de todos as datas do cronograma para a seleção do primeiro semestre. Dessa forma, o prazo para os pré-selecionados na 1ª chamada confirmarem as informações prestadas na inscrição foi até 03 de fevereiro de 2021. Segundo nota divulgada pelo MEC, a alteração das datas visa atender à solicitação feita por parte de representantes de instituições de ensino superior, que terão mais tempo para organizar os procedimentos e documentos exigidos para concessão das bolsas, beneficiando também os estudantes com a decisão.

O resultado da primeira chamada do Prouni 2021 saiu no dia 19 de janeiro. A lista dos aprovados na primeira seleção do ano do Programa Universidade Para Todos pôde ser consultada no site prouniportal.mec.gov.br. Os brasileiros interessados em conquistar uma bolsa de estudos nas mais de mil instituições de ensino participantes tiveram entre os dias 12 e 15 de janeiro para se inscrever. Neste ano, o Prouni vai oferecer mais de 162 mil bolsas para 13.117 cursos em todo o país.

O resultado do Prouni 2021 pode ser consultado de duas formas: o candidato pode acessar o resultado individual no portal prounialuno.mec.gov.br, fazendo login na sua conta Gov.br. Outra maneira é consultar a lista de todos os candidatos pré-selecionados nesta primeira chamada. Para isso, o inscrito deve acessar o link prounialuno.mec.gov.br/consulta/lista-espera e preencher o nome da instituição de ensino onde se inscreveu. O sistema irá informar a lista de pré-selecionados para cada curso em órdem alfabética.

Para a seleção do Prouni 2021/1 será considerada a nota do Enem 2019, visto que o resultado do Enem 2020 deve sair somente no mês de março. Já para a seleção do Prouni no segundo semestre do ano o participante já poderá utilizar a nota do Enem deste ano.

Fui pré-selecionado no Prouni, e agora?

Se você foi pré-selecionado no Prouni 2021 o próximo passo é comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição. Para isso, o candidato deve apresentar a documentação necessária no horário e local definidos pela instituição de ensino, sendo responsabilidade do candidato verificar essas informações. O prazo para apresentar a documentação da segunda chamada vai de 08 a 24 de fevereiro.

Os requisitos para ser contemplado com uma bolsa do Prouni são:

  • ter participado da edição mais recente do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a prova de redação;
  • para concorrer a uma bolsa integral o candidato deverá comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 1.650,00) por pessoa;
  • para concorrer a uma bolsa parcial o candidato deverá comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
  • ter cursado ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral; ou
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.

Não foi pré-selecionado na primeira chamada? Ainda existe chance de ser convocado na segunda chamada do Prouni. O resultado da 2ª chamada sai no dia 1º de fevereiro.

Calendário Prouni 2021

  • 12 a 15 de janeiro de 2021 - período de inscrições
  • 19 de janeiro de 2021 - Resultado da 1ª chamada
  • 19 de janeiro a 03 de fevereiro de 2021 - Comprovação de informações da 1ª chamada
  • 08 de fevereiro de 2021 - Resultado da 2ª chamada
  • 08 a 24 de fevereiro de 2021 - Comprovação de informações da 2ª chamada
  • 1º a 02 de março de 2021 - Prazo para participar da lista de espera
  • 05 de março de 2021 - Divulgação da lista de espera
  • 08 a 12 de março de 2021 - Comprovação de informações da lista de espera

Lista de espera do Prouni

Os candidatos que ficarem de fora das duas chamadas poderão ainda manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. O prazo para se inscrever será entre 1º a 02 de março e o resultado da lista será divulgado no dia 05 de março. As bolsas que não forem preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas pelos estudantes da lista de espera que comprovarem as informações declaradas na ficha de inscrição. Pode participar da lista o candidato:

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares.
  • Pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.