Devido a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), outros setores da economia também devem se beneficiar. Ao longo do mês de agosto, os impactos referente a diminuição dos preços dos combustíveis nas refinarias serão sentidos para os brasileiros. O preço da gasolina teve uma redução média de R$ 1,75 em todo o país.

Além da gasolina, valores das contas de luz e telefone também sofrerão redução e trarão efeito nas próximas semanas para o bolso dos consumidores. O Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, declarou nesta última quarta-feira (20) que haverá "descontos significativos para os serviços de telecomunicações que operam no Brasil".

Retirada da incidência do ICMS

De acordo com o ministro, uma característica importante que impacta com a retirada da incidência do ICMS, em especial a energia elétrica, é que essa medida impulsiona o trabalho fundamental do mercado brasileiro.

Sachsida ainda destaca que, depois de muitos acontecimentos que repercutiram na economia do Brasil, existe um grande esforço político em trazer um "alívio" para os brasileiros.

Ministro criticou ação de estados ao ICMS

O ministro relembrou os desastres ambientais e a crise hídrica do país: "Em 2019, tivemos o maior acidente ambiental da história do Brasil, o desastre de Brumadinho. Em 2020, a maior pandemia da história da humanidade, que continuou em 2021 - com a maior crise hídrica da história do Brasil. Em 2022, a maior movimentação de tropas desde a Segunda Guerra Mundial. É um ambiente muito difícil internacional e nacionalmente", disse Sachsida.

Após agradecimento ao Congresso pela viabilidade da lei do ICMS, o ministro criticou a maneira com que os estados têm concentrado grande parte de sua arrecadação em determinados tributos. Sachsida disse: "Do ponto de vista econômico, é um erro. Porque o peso morto do imposto aumenta com o tamanho da tributação. Quando se aumenta demais certos tributos, como a energia, você destroi empregos e produção. Avançamos no caminho correto", acrescentou.

Desde o dia 8 de julho os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal já haviam anunciado a redução do ICMS sobre os combustíveis.