Para facilitar a vida dos eleitores brasileiros, o TSE disponibiliza a regularização do título de eleitor pela internet. Para quem deseja votar nas Eleições 2022, marcadas para 2 de outubro, o prazo para regularizar a situação do título de eleitor encerrou no dia 4 de maio.

O Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma série chamada de Quatro etapas que consistem em auxiliar o eleitor a realizar todo o trâmite da situação do título pela internet.

Como regularizar o título de eleitor pela internet

Veja o passo a passo de como regularizar seu título e quando começa a nova fase.

Primeira etapa: o cidadão confere sua situação na Justiça Eleitoral. Basta acessar a página principal do Portal do TSE, na coluna "Autoatendimento do Eleitor" e clicar no menu "Título de eleitor" e, depois, em "Como regularizar seu título". Consulte sua situação inserindo os dados solicitados pelo sistema (nome completo, número do título ou CPF).

É importante ressaltar que só existem duas situações para o título: regular ou irregular (cancelado ou suspenso para a última opção). No caso do título cancelado, ele pode ser por:

  • falecimento;
  • duplicidade de inscrições;
  • não comparecimento à revisão de eleitorado;
  • ausência em três turnos eleitorais consecutivos;
  • sentença judicial.

Já o título suspenso, as consequências podem ser por:

  • condenação criminal;
  • conscrição;
  • improbidade administrativa;
  • recusa de cumprimento de serviço militar obrigatório.

Segunda etapa: essa etapa consiste na conferência de pendências. Caso haja alguma, é preciso fazer o pagamento da multa por boleto, PIX ou cartão de crédito. Ali, é possível clicar em "Quitação de multas" e seguir as orientações.

Terceira etapa: nesta fase, o eleitor dará início ao processo de regularização do documento. É preciso voltar à tela inicial do Portal do TSE e clicar em "Autoatendimento do Eleitor". Clique em "Atendimento ao Eleitor" e após "Regularize seu título eleitoral cancelado ou suspenso".

Na página seguinte, clique em "Iniciar seu atendimento à distância", selecione seu estado e preencha todos os dados pessoais solicitados.

Uma dica é não deixar a parte do e-mail e número de celular em branco, pois será através dessas informações que a Justiça Eleitoral entrará em contato caso precise resolver alguma pendência.

Quarta etapa: a última etapa consiste em enviar alguns arquivos (devem estar digitalizados ou fotografados em seu dispositivo), além de uma selfie segurando seu documento de identificação. Não esqueça de anotar o protocolo para acompanhar a solicitação pela internet.

Nova fase para regularização começa em novembro

De acordo com os prazos definidos pela resolução vigente, o serviço para realizar operações de alistamento, transferência e revisão (Título Net) com vistas às Eleições será restabelecido somente em 08/11/2022, após as eleições deste ano.

O prazo para regularizar o título e votar nas eleições de 2022 para deputados, governador, senador e presidente terminou no início de maio (4) deste ano.