O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar nesta sexta-feira (16) o resultado do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2021. O Sisu 2021 recebeu inscrições até as 23h59min do dia 14 de abril pelo site. Os aprovados nesta primeira etapa terão entre os dias 19 e 23 de abril para realizar a matrícula em um dos cursos em que concorreu. Os horários e locais de atendimento são definidos pela instituição de ensino.

O edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2021 foi publicado no dia 11 de fevereiro, no Diário Oficial da União. O documento traz as orientações de como vai ocorrer a seleção no primeiro semestre do ano e divulga o cronograma para o Sisu 2021/1. A partir desta sexta (16) também inicia o prazo para participar da lista de espera do Sisu 2021 para quem não conseguiu uma vaga na chamada regular.

Para consultar o resultado do Sisu 2021 o candidato deve acessar o endereço sisualuno.mec.gov.br/#/login e entrar com o login único do governo federal (login Gov.BR). Em caso de dúvidas o MEC disponibilizou o telefone 0800-616161 para atendimento aos candidatos.

De acordo com o Ministério da Educação, o primeiro processo seletivo de 2021 ultrapassou a marca de 2 milhões de inscrições. Cada inscrito pôde fazer inscrição em até dois cursos de sua escolha, por isso o dado de inscrição pode ser até o dobro do de inscritos.

Para selecionar os inscritos no Sisu 2021 será considerada a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em janeiro e fevereiro deste ano. A seleção, inicialmente marcada para novembro de 2020, teve que ser cancelada devido a pandemia da Covid-19 e acabou modificando os prazos de outras seleções como o Prouni e o Fies. A nota do Enem 2020 foidivulgada no dia 29 de março e não deve atrapalhar o processo seletivo do Sisu, que ocorre a partir de abril.

Inscrição no Sisu 2021 em abril

De acordo com o edital do Sisu, cada candidato terá direito a se inscrever em até duas opções de vagas. No momento da inscrição o interessado deve especificar em ordem de preferência as opções de curso, local de oferta, turno e a modalidade de concorrência (se ampla concorrência, vagas para cotistas ou de políticas afirmativas da instituição). O candidato será selecionado exclusivamente para sua primeira opção, caso sua nota seja suficiente para classificação, ou será aceito para a segunda opção se possuir nota suficiente para tal.

Poderá participar do Sisu 2021 os candidatos que prestaram o Enem 2020 e obtiveram nota maior que zero na redação. Em alguns casos, as instituições adotam ainda notas ou médias mínimas para ingresso em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição o sistema irá informar o candidato se sua nota é suficiente ou não.

Calendário Sisu 2021

  • 6 a 14 de abril - período de inscrição
  • 16 de abril - resultado da chamada única para o primeiro semestre
  • 19 a 23 de abril - prazo para matrícula
  • 16 a 23 de abril - período para participar da lista de espera
  • 27 de abril - convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

A primeira edição do processo seletivo de 2021 terá apenas uma chamada regular. O resultado será publicado no dia 16 de abril, no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br e nas instituições financeira para as quais o candidato efetuou inscrição. A classificação no Sisu 2021/1 vai obedecer os critérios na seguinte ordem:

  • maior nota na redação;
  • maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

A lista de espera do Sisu 2021 é destinada ao candidato que não foi selecionado na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso selecionadas. Assim, candidato deve escolher entre uma das opções de curso para esperar na lista. Para fazer isto o candidato deverá acessar o seu boletim na página do Sisu durante o período específico e clicar no botão correspondente ao interesse de participar da lista de espera.

Qual a diferença entre Sisu e Prouni?

O Sisu é o programa criado pelo Ministério da Educação que permite o ingresso dos brasileiros nas universidades públicas municipais, estaduais e federais. O candidato que participou da edição mais recente do Enem pode pleitear uma vaga em curso de graduação nas instituições que participam do Sisu. Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) é voltado para os brasileiros que desejam cursar o ensino superior em universidades particulares. Em 2021, serão ofertadas mais de 160 mil bolsas de estudos integrais e parciais.

Nota de corte Sisu 2021/1

A nota de corte é uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da sua inscrição. Durante o período de inscrição, o Sisu calcula, uma vez por dia, a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. O cálculo é feito para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte não serve como garantia de que o candidato será selecionado.