A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento de novas parcelas do Auxílio Emergencial de R$ 600 e também começou a pagar a extensão do auxílio em parcelas de R$ 300. Nesta nova rodada o banco novamente optou por realizar o crédito em conta poupança digital para todos e depois liberar o saque e a transferência do dinheiro.

A estratégia utilizada pela Caixa é de elaborar dois calendários: um com as datas do crédito do dinheiro e outro com as datas para o saque em espécie. Até a data prevista no segundo calendário o auxílio de R$ 600 ou R$ 300 fica disponível para movimentação no aplicativo Caixa Tem. O que muitos desconhecem é que, na data marcada para o saque, o banco movimenta o dinheiro para outra conta.

Desde que o banco decidiu seguir com esse formato, muitos beneficiários foram pegos de surpresa por desconhecer essa transferência automática. Assim, quando chegou o dia para sacar o benefício diversos beneficiários relataram que o seu benefício sumiu da conta e a mensagem "Tev Aux Em" foi exibida pelo aplicativo Caixa Tem. A vice-presidente do governo da Caixa, Tatiana Thomé, explicou o que isso significa.

- Caixa Tem mostra 'Seus dados estão em avaliação'? Veja o que significa

Em resposta a pergunta de uma internauta Thomé esclareceu que o auxílio emergencial do beneficiário que recebe essa mensagem não desapareceu, mas sim foi transferido automaticamente para outra conta. O processo acontece para aqueles que indicaram uma conta poupança da Caixa ou de outro banco para receber a primeira parcela.

"No seu caso, você recebeu a parcela do auxílio em poupança digital conforme o calendário. Esse saldo ficou disponível então para uso digital. O que aconteceu é que o saldo que você não utilizou migra automaticamente para a conta em que você recebeu a primeira parcela. Então ele não sumiu, ele está disponível", afirmou Thomé.

O que significa 'TEV AUX EM' no Caixa Tem?

O termo TEV significa Transferência Eletrônica de Valores, ou seja, se você recebeu este aviso no aplicativo quer dizer que o seu dinheiro foi transferido para a conta na qual você indicou para receber a primeira parcela. Para realizar o saque do segundo pagamento é necessário que você busque a instituição financeira da conta informada. "Para aqueles que não tinham conta em banco nenhum, o dinheiro continua na conta digital. Para os 10 milhões que já tinham contas [na Caixa ou em outros bancos], esse valor foi depositado nessas contas", esclareceu o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Transferi meu auxílio para outra conta e o valor sumiu. O que fazer?

Na data em que o saque estiver disponível para o beneficiário, conforme calendário dividido por mês de nascimento, é possível também realizar a transferência do dinheiro para outras contas. A transferência pelo Caixa Tem é realizada via DOC e pode levar até um dia útil para que esse dinheiro apareça na conta de destino. Porém, se após esse prazo ainda não for possível localizar o valor na conta para onde foi transferido é possível que tenha ocorrido algum erro no envio. Neste caso o dinheiro retornará para a conta poupança digital no prazo de dois dias úteis.

Calendário do Auxílio Emergencial

A Caixa divulgou o novo calendário homologado pelo Ministério da Cidadania para as 9 parcelas do Auxílio Emergencial. O governo já anunciou as datas de pagamentos de todas as parcelas do benefício de R$ 600 e também do Auxílio Emergencial Extensão - como foram chamadas as 4 parcelas de R$ 300 que serão pagas até dezembro. Apesar da mudança na organização dos pagamentos, a forma como o beneficiário irá receber continua igual. A Caixa seguirá creditando o dinheiro primeiro em conta poupança digital para depois liberar para saque em espécie e transferência.

- Entenda como vão funcionar os novos ciclos de pagamentos do Auxílio

Como sacar as parcelas do Auxílio Emergencial

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de duas horas e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.