O que é TEV Auxílio Emergencial? Caixa explica o que aconteceu com seu benefício

No dia do saque o seu auxílio emergencial sumiu da conta e aparece a mensagem 'TEV'? Entenda o que isso significa e como você poderá sacar o dinheiro.

Por Caroline Fagundes Pieczarka

A Caixa Econômica Federal já iniciou o pagamento da 3ª parcela do auxílio emergencial e novamente optou por realizar o pagamento em conta poupança digital a todos os beneficiários e depois liberar o saque a transferência do dinheiro.

A estratégia utilizada pelo banco é de liberar dois calendários: um com as datas do crédito do dinheiro e outro com as datas para o saque em espécie. Até a data prevista no segundo calendário o auxílio de R$ 600 fica disponível para movimentação no aplicativo Caixa Tem. O que muitos desconhecem é que, na data marcada para o saque, o banco movimenta o dinheiro para outra conta.

Foi o que aconteceu no saque da 2ª parcela do Auxílio Emergencial, que ocorreu entre 30 de maio e 13 de junho. Quando chegou o dia para sacar o benefício diversos beneficiários relataram que o seu benefício sumiu da conta e a mensagem "Tev Aux Em" foi exibida pelo aplicativo Caixa Tem. A vice-presidente do governo da Caixa, Tatiana Thomé, explicou o que isso significa.

Em resposta a pergunta de uma internauta Thomé esclareceu que o auxílio emergencial do beneficiário que recebe essa mensagem não desapareceu, mas sim foi transferido automaticamente para outra conta. O processo acontece para aqueles que indicaram uma conta poupança da Caixa ou de outro banco para receber a primeira parcela.

"No seu caso, você recebeu a segunda parcela do auxílio em poupança digital no dia 20 de maio. Esse saldo ficou disponível do dia 20 de maio até o dia 31 para uso digital. O que aconteceu no dia 1° [hoje] é que o saldo que você não utilizou migra automaticamente para a conta em que você recebeu a primeira parcela. Então ele não sumiu, ele está disponível", afirmou Thomé.

O que significa 'TEV AUX' no Caixa Tem?

O termo TEV significa Transferência Eletrônica de Valores, ou seja, se você recebeu este aviso no aplicativo quer dizer que o seu dinheiro foi transferido para a conta na qual você indicou para receber a primeira parcela. Para realizar o saque do segundo pagamento é necessário que você busque a instituição financeira da conta informada. "Para aqueles que não tinham conta em banco nenhum, o dinheiro continua na conta digital. Para os 10 milhões que já tinham contas [na Caixa ou em outros bancos], esse valor foi depositado nessas contas", esclareceu o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Transferi meu auxílio para outra conta e o valor sumiu. O que fazer?

Na data em que o saque estiver disponível para o beneficiário, conforme calendário dividido por mês de nascimento, é possível também realizar a transferência do dinheiro para outras contas. A transferência pelo Caixa Tem é realizada via DOC e pode levar até um dia útil para que esse dinheiro apareça na conta de destino. Porém, se após esse prazo ainda não for possível localizar o valor na conta para onde foi transferido é possível que tenha ocorrido algum erro no envio. Neste caso o dinheiro retornará para a conta poupança digital no prazo de dois dias úteis.

De acordo com o Caixa mais de 50 bancos participam do pagamento do auxílio emergencial. Inicialmente o crédito da segunda parcela, que ocorreu entre 20 e 26 de maio, foi feito somente em poupança social digital e o dinheiro pôde ser usado para pagar boletos ou para compras virtuais.

O banco bloqueou a possibilidade de transferir o dinheiro para que o calendário fosse seguido e não houvesse aglomerações nas agências. O saque da segunda parcela iniciou no dia 30 de maio para nascidos em janeiro e segue até o dia 13 de junho, quando recebem os que nasceram em dezembro.

Calendário para saque/transferência 3ª parcela

Calendário de pagamento das parcelas 1, 2 e 3 - Saque em Dinheiro
Data Nascidos em Parcela Quantidade de pessoas
18 de julho (sábado) Janeiro Lote 1 - Parcela 3 Lote 2 - Parcela 2 Lote 4 - Parcela 1 3,4 milhões
25 de julho (sábado) Fevereiro Lote 1 - Parcela 3 Lote 2 - Parcela 2 Lote 4 - Parcela 1 3,1 milhões
1º de agosto (sábado) Março Lote 1 - Parcela 3 Lote 2 - Parcela 2 Lote 4 - Parcela 1 3,5 milhões
08 de agosto (sábado) Abril Lote 1 - Parcela 3 Lote 2 - Parcela 2 Lote 4 - Parcela 1 3,4 milhões
15 de agosto (sábado) Maio Lote 1 - Parcela 3 Lote 2 - Parcela 2 Lote 4 - Parcela 1 3,5 milhões
29 de agosto (sábado) Junho Lote 1 - Parcela 3 Lote 2 - Parcela 2 Lote 4 - Parcela 1 3,4 milhões
1º de setembro (terça-feira) Julho Lote 1 - Parcela 3 Lote 2 - Parcela 2 Lote 4 - Parcela 1 3,4 milhões
08 de setembro (terça-feira) Agosto Lote 1 - Parcela 3 Lote 2 - Parcela 2 Lote 4 - Parcela 1 3,4 milhões
10 de setembro (quinta-feira) Setembro Lote 1 - Parcela 3 Lote 2 - Parcela 2 Lote 4 - Parcela 1 3,4 milhões
12 de setembro (sábado) Outubro Lote 1 - Parcela 3 Lote 2 - Parcela 2 Lote 4 - Parcela 1 3,4 milhões
15 de setembro (terça-feira) Novembro Lote 1 - Parcela 3 Lote 2 - Parcela 2 Lote 4 - Parcela 1 3,2 milhões
19 de setembro (sábado) Dezembro Lote 1 - Parcela 3 Lote 2 - Parcela 2 Lote 4 - Parcela 1 3,3 milhões

Assim que chegar a data permitida para o saque (conforme o calendário acima), o usuário encontrará no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão.

Como sacar a 3ª parcela do auxílio emergencial

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de duas horas e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.

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