Encerram nesta segunda-feira, 24 de agosto, as inscrições para o concurso de Exame de Admissão (Modalidade "B") ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para ingresso na turma 2 do ano de 2016 (EA CFS B 2/2016). A seleção teve edital publicado no Diário Oficial da União de 20 de julho e está a cargo do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), dos Comandos Aéreos Regionais (COMAR) com apoio dos Serviços Regionais de Ensino (SERENS) e das Organizações Militares de Apoio (OMAP).

As inscrições podem ser feitas, ainda, pelos sites http://www.fab.mil.br e www.eear.aer.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.

São 298 vagas abertas e para participar do concurso, candidato deve ter formação de ensino médio completo, idade entre 17 e 25 anos (incompletos) até dia 31 de dezembro de 2016; e estar em dias com as obrigações militares e eleitorais. Veja o edital.

A formação nas especialidades do CFS é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio, constando no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

As oportunidades são para candidatos de ambos os sexos e o Curso de Formação de Sargentos será realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá/SP, em 2016, com duração de 2 anos. Os formandos serão distribuídos e classificados nas OM do COMAER, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

As vagas são para Aeronavegantes nas especialidades de Mecânica de Aeronaves (45), Material Bélico (11), Comunicações (11) e Foto-inteligência (6); para Não Aeronavegantes em áreas de Guarda e Segurança (22), Eletricidade e Instrumentos (15), Equipamento de Voo (4), Meteorologia (7), Suprimento (11), Informações Aeronáuticas (10), Estrutura e Pintura (9), Eletromecânica (6), Metalurgia (4) e Bombeiro (9); e para Controle de Tráfego Aéreo (128 vagas).

A divulgação, via Internet, da relação nominal de candidatos inscritos sairá no dia 14 de setembro.

A seleção dos candidatos terá provas escritas; inspeção de saúde; Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e Validação Documental.

As provas serão aplicadas no dia 8 de novembro de 2015, em locais e horários a serem informados no dia 19 de outubro pelo site da Aeronáutica. Os gabaritos preliminares sairão no dia 9 de novembro.

As provas ocorrerão nas cidades de Belém-PA, Recife-PE, Fortaleza-CE, Salvador-BA, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, São Paulo-SP, São José dos Campos-SP, Campo Grande-MS, Porto Alegre-RS, Canoas-RS, Curitiba-PR, Brasília-DF, Manaus-AM e Porto Velho-RO.