Os mais de 98 mil inscritos no concurso da Polícia Federal aguardam ansiosamente a divulgação dos gabaritos preliminares das provas aplicadas no último domingo (21) para 600 vagas no cargo de Agente. A seleção está a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) e teve avaliações aplicadas em todas as capitais e no Distrito Federal. O candidato poderá consultar o gabarito preliminar e a prova aplicada apenas no dia 23 de dezembro, terça-feira, a partir das 19 horas no site do Cespe e no portal Gabaritos Concursos, que acompanha as atualizações da seleção.
Como ocorre normalmente nas provas do Cespe, o julgamento dos itens deveria ser feito em alternativas de "Certo" ou "Errado" para cada questão formulada. A nota em cada item da prova objetiva, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a 1 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito e 0 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).
O candidato que desejar interpor recursos contra o gabarito oficial preliminar da prova objetiva disporá das 9 horas do primeiro dia às 18 horas do terceiro dia para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação desses gabaritos. Veja o edital.
Foram 98.101 inscritos no total, sendo 21.482 no sistema de cotas para negros e pardos e 831 para vagas reservadas às pessoas com deficiência. A concorrência média, como acontece sempre nos concursos da área, é grande, chegando a 163 candidatos por vaga ofertada.
O concurso tem 600 vagas abertas no cargo de Agente de Polícia Federal, função que exige diploma de nível superior em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação na Categoria "B". A remuneração do cargo é de R$ 9.074,00.
Das vagas abertas serão reservadas 30 para candidatos portadores de deficiência e 120 aos negros e pardos. Além das provas objetiva e discursiva a seleção terá etapas de exame de aptidão física; exame médico; avaliação psicológica; investigação social; e curso de formação profissional. Veja o edital.
O concurso terá prazo de validade 30 dias, prorrogáveis uma única vez por igual período, contados a partir da data de publicação da portaria de homologação do resultado final do Curso de Formação Profissional.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.