Saíram os aguardados resultados finais do concurso público da Câmara dos Deputados. O certame, que esteve a cargo do CESPE/UNB, teve mais de 50 mil candidatos inscritos - 458 por vaga - e visa o provimento de 113 cargos de nível médio e superior para compor o quadro permanente de pessoal da instituição. A relação de candidatos aprovados saiu no Diário Oficial da União e pode ser conferida na íntegra no portal Resultados Concursos, que acompanha as atualizações do concurso, bem como no site do Cespe/UnB.

Os cargos oferecidos eram de Técnico e Analista Legislativo, com salários de R$ 12.286,00 e R$ 25.105,00, respectivamente. A jornada de trabalho estabelecida pelo edital é de 40 horas semanais para ambos os cargos. Candidatos ao cargo de Analista puderam optar entre as funções de Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira e Consultor Legislativo. Já os candidatos ao cargo de Técnico poderiam atuar na função de Agente de Polícia Legislativa. Saiba mais sobre cada função consultando o edital do concurso.

O concurso constou de quatro etapas de avaliação, que variaram de acordo com o cargo, sendo elas: Prova objetiva, prova discursiva, prova de aptidão física e avaliação de títulos. Todas as etapas da seleção foram aplicadas na cidade de Brasília/DF. Veja mais detalhes da seleção realizada.

A etapa de provas objetivas foi aplicada no dia 13 de abril de 2014 para os candidatos aos cargos de Analista Legislativo e no dia 20 de abril para os candidatos aos cargos de Técnico Legislativo, sendo compostas por questões sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, que deveriam ser assinaladas apenas como "certo" ou "errado", onde cada acerto somava pontos à nota final do candidato e cada erro decrescia os respectivos pontos.

Ocorreu ainda uma prova discursiva aplicada aos candidatos a todos os cargos, cada prova com uma pontuação específica. A etapa de avaliação física foi aplicada apenas aos candidatos ao cargo de Agente de Polícia Legislativa e a avaliação de títulos ocorreu apenas para candidatos de nível superior.

A nomeação dos aprovados pode acontecer durante toda a validade do certame, que é de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, e pode ser prorrogada por uma única vez, por igual período.