O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) terá um novo concurso público entre 2016 e 2017. É o que diz a portaria publicada pelo Diário Oficial do Estado-RS, que anuncia a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) para coordenação do certame que deve selecionar profissionais em funções de nível médio e superior.

O Banco abrange os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e, de acordo com a dispensa de licitação publicada, o edital sairá até o início do mês de dezembro - veja a contratação. Ainda não há informações dos cargos que serão ofertados e da quantidade de vagas, visto que a última seleção foi apenas para formação de cadastro reserva. Acompanhe as novidades aqui no Ache Concursos e não perca o prazo de inscrição.

Em 2015 o BRDE abriu concurso para os cargos de assistente administrativo, analista de projetos nas áreas jurídica, econômico-financeira, engenharia e agronomia e analista de sistemas nas subáreas de desenvolvimento de sistemas, suporte e administração de banco de dados. Os cargos têm a exigência de nível médio e superior, e na época ofereciam salários iniciais que iam de R$ 2.646,21 a R$ 6.648,81 mensais. Além disso, os servidores convocados ainda recebem vale transporte, auxílio-refeição, auxílio cesta de alimentação, auxílio-creche, participação em plano de assistencial de saúde e participação nos lucros. Veja o edital lançado.

As provas do certame foram aplicadas também pela Fundatec nas cidades de Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, cidades-sede do banco para lotação dos servidores. Elas aconteceram no dia 17 de maio de 2015 e exigiram conhecimentos em Língua Portuguesa, Informática, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico, Analítico e Quantitativo, Matemática Financeira, Atualidades e Conhecimentos Específicos, por meio de 66 questões para candidatos aos cargos de nível médio e 88 para candidatos a cargos de nível superior. Inscritos para determinados cargos passaram ainda, por provas discursivas e avaliação de títulos.

O concurso tem validade de 2 anos, a expirar em setembro de 2017, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Durante o tempo decorrido até o momento, 11 aprovados foram convocados, sendo 1 no cargo de Analista de Projetos, da área econômica, que teve lotação na cidade de Curitiba-PR; 1 Analista de Projetos da área de engenharia, que teve lotação em Florianópolis-SC; 7 Analistas da área econômica e financeira, que assim como outros 2 Analistas da área de engenharia, tiveram lotação em Porto Alegre-RS.