O Ministério Público de Contas do Pará (MPC-PA) anunciou hoje (31) a formação de comissão interna para realização de novo concurso público. O certame terá uma vaga para Procurador e vagas, em número indefinido até então, para servidores. A resolução 15/2018 que faz o anúncio da composição de comissão, foi publicada no Diário Oficial.

A comissão será inicialmente composta pelos membros e servidores do MCP-PA Guilherme da Costa Sperry, presidente; Felipe Rosa Cruz, Deíla Barbosa Maia, Lúcia Helena Lima Costa e os suplentes Botti Fernandes e Jair Dias da Silva. Após a definição do conteúdo programático serão convocados João Paulo Mendes Neto e Luciana Neves Gluck Paul, membros da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA). Com a comissão formada e as providências internas tomadas, o próximo passo para a realização do certame será a contração da banca organizadora, por licitação ou dispensa.

O Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) é um órgão da administração direta do Estado, com autonomia administrativa e financeira, dispondo de dotação orçamentária global própria.

Cabe ao órgão promover e fiscalizar o cumprimento e a guarda da Constituição e das Leis, no que se referir à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da competência do Tribunal de Contas do Estado em todos os processos que tramitam na sua Corte, incluindo aposentadorias, pensões, reformas, prestações e tomadas de contas, denúncias, admissões de pessoal e obrigações comuns dos órgãos jurisdicionados.

Último

O último concurso do órgão aconteceu em 2015 e teve coordenação da Cetap. Foram disponibilizadas 14 vagas de níveis técnico e superior nas funções de Técnico em Administração, Técnico em Informática nas especialidades de Desenvolvimento, Suporte Técnico e Analista nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Sistemas nas especialidades de Desenvolvimento e Suporte. Os salários oferecidos variavam de R$ 1.822,86 a R$ 3.954,21.

Os candidatos foram selecionados por meio de provas objetivas, discursivas e de títulos. Foram exigidos conhecimentos de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Legislação e Conhecimentos Específicos na etapa objetiva; analisados uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa e coesão textual e domínio do conteúdo e argumentação pertinente ao tema; e pontuados aprovação em concurso público, exercício de atividade profissional de nível superior, pós-graduação latu sensu, mestrado e doutorado para cargos de nível superior. Veja o último edital.