Saiu a concorrência. O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul registrou 32.580 candidatos interessados na carreira de Agente Administrativo da instituição. Mesmo sendo apenas para formação de cadastro reserva, a procura ainda foi considerada alta. As inscrições na seleção estiveram abertas entre os dias 1º e 17 de dezembro de 2015, mas após retificação, o prazo foi reaberto entre os dias 11 e 13 de janeiro de 2016.

11/01/2016
13/01/2016
05/06/2016
R$ 4.356,85
A divulgar
13/06/2016
Anexos

Uma nova retificação publicada no último dia de inscrição ainda alterou a data das provas, que antes estavam previstas para serem aplicadas no dia 15 de maio e agora acontecerão no dia 05 de junho em Porto Alegre, capital do estado. Aliás, foi a região de Porto Alegre que recebeu o maior número de candidatos inscritos, com 12.187 concorrendo às vagas de ampla concorrência e 108 concorrendo às vagas para candidatos com deficiência, totalizando quase 12,3 mil na região.

Nas demais áreas, a Região Metropolitana totalizou 2.793 candidatos inscritos, seguido da Região da Serra que chegou perto disso, com 2.480 interessados; e da Região Sul, que terá 1.923 concorrentes nos municípios que abrange. Confira a concorrência completa.

O cargo

A função de Agente Administrativo pertence à classe "M" da carreira e exige formação escolar de ensino médio completo, oferecendo vencimentos iniciais de R$ 4.356,85 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. A formação de cadastro reserva serve para nomeações conforme a necessidade do órgão. As oportunidades são para ingresso nas 16 Regiões Administrativas do Estado, conforme anexo do edital, envolvendo diversas cidades da Região das Missões, Médio Uruguai, Planalto, Alto Jacuí, Serra, Vale do Taquari, Campos de Cima da Serra, Vale do Rio Pardo, Região Central, Fronteira Oeste, Região da Campanha, Região Sul, Região do Litoral, Região Metropolitana, Região de Porto Alegre e Delta do Jacuí. Veja os editais.

Provas

A seleção dos candidatos se dará através de uma prova objetiva, com 60 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, noções de direito e legislação, noções de informática, noções de administração e raciocínio lógico-matemático. Com a retificação do edital de abertura, a nova data de aplicação das provas será o dia 05 de junho de 2016, no período matutino.

A nomeação dos candidatos classificados no concurso se dará de acordo com a necessidade do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, na medida em que forem surgindo vagas decorrentes do processo de remoção, observando o interesse e as necessidades de serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Anexos