O concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) aberto em 2017, deve, finalmente, ter a data de provas divulgada em breve. O certame teve duas publicações recentes, que informam a relação nominal dos candidatos que alteraram suas inscrições para concorrer às vagas reservadas a negros e às vagas reservadas para pessoas com deficiência e também a relação nominal dos candidatos que desistiram do concurso no prazo estipulado pelo edital de retificação número 004/2018.

07/05/2018
11/05/2018
22/09/2019
R$ 5.741,58
114
25/09/2019
Anexos

O certame abre 114 vagas para Técnico Judiciário e teve prazo de inscrição inicialmente aberto entre janeiro e fevereiro de 2017, com reabertura durante o mês de maio de 2018.

A função exige escolaridade média e o edital prevê salários iniciais de R$ 5.741,58, acrescido de auxílio-alimentação e auxílio-saúde. Veja o edital republicado em maio de 2018.

A data das provas será anunciada com pelo menos 30 dias de antecedência, como prevê o edital do concurso, no site do TJPR - www.tjpr.jus.br/concursos/servidor. A aplicação está prevista para a cidade de Curitiba, mas poderá ocorrer ainda em outras cidades, devido a alta densidade de inscritos - foram 141 mil candidatos somente em 2017, antes da reabertura.

O concurso foi reaberto em abril de 2018, mais de 400 dias após o lançamento oficial do primeiro edital, aumentando o número de oportunidades - de 100 para 114 e reabrindo as inscrições.

A prova terá questões de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Direito e Legislação, Informática e Atualidades; mais uma questão discursiva teórica com exigência de conhecimentos previstos nos conteúdos programáticos de Língua Portuguesa. Veja dicas para a prova do concurso do TJ-PR.

O conteúdo programático do concurso prevê os seguintes conteúdos para realização das provas:

Língua Portuguesa: compreensão e interpretação de textos, reconhecimento da finalidade de textos de diferentes gêneros; localização de informações explícitas no texto; inferência de sentido de palavras ou expressões; distinção de fato e opinião sobre esse fato; interpretação de linguagem não verbal; Reconhecimento das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, preposições, locuções; reconhecimento das relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; identificação de efeitos de ironia ou humor em textos variados; reconhecimento de efeitos de sentido decorrentes do uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos, de campos semânticos, e de outras notações; identificação de diferentes estratégias que contribuem para a continuidade do texto; compreensão de estruturas temática e lexical complexas; ambiguidade e paráfrase; relação de sinonímia entre uma expressão vocabular complexa e uma palavra.

Matemática: operações com números inteiros fracionários e decimais; conjuntos e funções; progressões aritméticas e geométricas; logaritmos; porcentagem e juros; razões e proporções; medidas de tempo; equações de primeiro e segundo graus; sistemas de equações; relações trigonométricas; formas geométricas básicas; perímetros, área e volume de figuras geométricas; raciocínio lógico e noções de função exponencial; matemática financeira. 

Noções de Direito e Legislação: Constituição do Estado do Paraná, Estatuto dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná, Regimento Interno do TJPR, Regulamento do TJPR, Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná, Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná e Leis dos Fundos do Poder Judiciário do Estado do Paraná; Constituição Federal - dos Princípios Fundamentais, dos Direitos e Garantias Fundamentais, dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, dos Direitos Sociais; da Organização do Estado: Da administração pública, Disposições Gerais, dos servidores públicos; da Organização dos Poderes; Código de Processo Civi - dos Atos Processuais: da Forma, do Tempo e do Lugar dos Atos Processuais, da Comunicação dos Atos Processuais, das Nulidades, da Distribuição e do Registro; Juizado Especial Cível; Código de Processo Penal - do Processo em Geral: Disposições Preliminares, do Inquérito Policial, da Ação Penal, do Juiz, do Ministério Público, do Acusado e Defensor, dos Assistentes e Auxiliares da Justiça; do Juizado Especial Criminal; Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Informática: conceitos básicos e fundamentais sobre processamento de dados; componentes funcionais (hardware e software) de computadores; periféricos e dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados; conceitos básicos sobre Sistemas Operacionais; características dos principais Sistemas Operacionais do mercado; funções dos principais softwares aplicativos: editores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores e correio eletrônico. Conceitos básicos de Internet e Intranet; World Wide Web, padrões da tecnologia, Web; conceitos básicos de segurança de informação; sistemas de backup, tipos de backup e recuperação de backup; sistema antivírus; segurança na Internet; firewall; buscadores e indexadores de informações na Internet. 

Atualidades: noções gerais sobre temas da vida econômica, política e cultural do Paraná, do Brasil e do Mundo; o debate sobre as políticas públicas para o meio ambiente, saúde, educação, trabalho, segurança, assistência social e juventude; ética e Cidadania; aspectos relevantes das relações entre os Estados e Povos.

Atribuições

Cabe ao Técnico Judiciário executar tarefas de suporte técnico, judiciário e administrativo e apoio em geral ao adequado funcionamento das Secretarias, prestar atendimento ao público, auxiliar na escrituração de livros, redigir e assinar ofícios, mandados, editais e demais atos da Secretaria, efetuar a autuação, cadastramento e arquivamento de processos, auxiliar na movimentação processual, auxiliar no cumprimento de decisões judiciais, fazer a juntada de documentos e petições, auxiliar nas audiências com serviços de digitação ou datilografia, apregoar as partes nas audiências, auxiliar na expedição e recebimento de processos, documentos e correspondências, zelar pela manutenção e controle de processos, documentos, livros e arquivos sob sua guarda.

Anexos