O Instituto Ambiental do Paraná (IAP-PR) terá um novo concurso aberto após 23 anos do seu último certame realizado. A governadora do estado, Cida Borghetti, publicou documento que autoriza uma nova seleção no órgão no último dia 06 de julho. De acordo com a chefe do executivo, o novo edital terá 160 vagas e deverá ser publicado nos próximos meses, possivelmente com provas em 2019.

Haverá vagas para as carreiras de agente de apoio e execução, de nível médio; e para agente profissional de nível superior, em cargos como administrador, analista de sistemas, biólogo, contador, engenheiros (químico, civil, florestal, ambiental e agrônomo), geólogo, médico, veterinário, químico, economista, psicólogo, sociólogo e técnicos administrativos em contabilidade.

Desde 1992, o quadro de servidores do IAP reduziu pela metade, de 1.178 para 520 servidores, sendo 95% deste com idade entre 41 e 70 anos. Além disso, 108 servidores do IAP já estão recebendo o chamado abono permanência, valor devido ao funcionário público que continua trabalhando após ter completado a idade e o tempo de contribuição para a aposentadoria.

Sobre o IAP-PR

O Instituto Ambiental do Paraná - IAP é uma autarquia do governo do estado do Paraná criada em 1992, cuja missão principal é proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade. Uma das suas atribuições é o cumprimento da legislação ambiental, exercendo, para tanto, o poder de polícia administrativa, controle, licenciamento e fiscalização.

O órgão foi criado a partir de uma fusão entre a Superintendência dos Recursos Humanos e Meio Ambiente (Surehma) e do Instituto de Terras, Cartografias e Florestas (ITCF), o IAP-PR tece seus últimos servidores aprovados em concurso no ano de 1990, na seleção do ITCF realizada antes da criação do IAP-PR em 1992.