Em Goiás, o Ministério Público do estado (MP-GO) divulgou o edital nº 03/2018 com as normas para realização de concurso público que preencherá o cargo de Secretário Auxiliar na Promotoria de Justiça da comarca de Santa Helena de Goiás. A seleção é coordenada pelo próprio órgão e tem inscrições abertas até o dia 13 de junho.

Para concorrer a vaga o candidato deverá possuir ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos completos até a data da posse. A remuneração inicial do cargo é de R$ 3.118,89, além de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-creche, por regime de trabalho de 40 horas por semana.

O candidato deve também estar em pleno exercício dos direitos civis e políticos; estar em dia com suas obrigações eleitorais; estar em dia com as obrigações do serviço militar (se do sexo masculino); não possuir registros de antecedentes criminais; e comprovar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

As inscrições no concurso público serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.mpgo.mp.br, até as 23h59min do dia 13 de junho de 2018. O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 62,02, podendo ser paga até 14 de junho.

Poderá requerer isenção da taxa de inscrição o candidato que comprovar estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A seleção terá etapas de prova objetiva de múltipla escolha, contendo 50 questões de caráter seletivo, eliminatório e classificatório; uma prova discursiva, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, contendo 2 questões; e uma redação de caráter seletivo, eliminatório e classificatório. Haverá ainda uma etapa composta por avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A prova terá 50 questões sobre as disciplinas de Língua portuguesa (15), Matemática (10), História do Brasil (05), Geografia (05), Informática básica (05) e Organização do Ministério Público (10). As provas terão duração de 5 horas e serão aplicadas no dia 19 de agosto em local ainda a ser divulgado. Já os gabaritos preliminares sairão no dia 20 de agosto pelo site oficial do MP-GO.

O concurso público terá validade pelo prazo de dois anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

veja o edital do concurso MP-GO 03/2018 - Secretário Auxiliar

Atribuições do cargo - Secretário Auxiliar

Auxiliar no planejamento, execução e avaliação de planos, projetos, programas e pesquisas da administração superior do Ministério Público e dos órgãos de execução, auxiliar no atendimento ao público; receber, autuar e controlar a tramitação de processos administrativos e judiciais atinentes à unidade ou órgão, cumprindo despachos e registrando-os devidamente; organizar preencher e manter os livros obrigatórios da unidade ou órgão; controlar a emissão e o recebimento de expedientes; organizar o arquivo da unidade ou órgão; redigir ou digitar documentos diversos; cuidar das correspondências; auxiliar na realização de diligências e audiências; organizar agenda e contatos de interesse da unidade ou órgão, com os devidos registros; zelar pelos equipamentos e materiais da unidade ou órgão, mantendo controle de estoque e tombamento; operar equipamentos diversos necessários ao desempenho de suas tarefas; substituir temporariamente o oficial de promotoria; auxiliar na organização das rotinas burocráticas da unidade ou órgão; compilar os dados para a elaboração do relatório estatístico mensal das atividades desenvolvidas pela unidade ou órgão; secretariar os promotores de justiça em suas atividades funcionais; outras atividades afins; cumprir com as demais ordens emanadas da chefia imediata.